Lauris Rocha e Diana Rodrigues
MANAUS (AM) – Os radares de velocidade, conhecidos como “corujinhas”, seguem sem funcionamento nas ruas de Manaus. Em março deste ano, o prefeito David Almeida (Avante) disse que em um mês a capital teria a instalação dos radares.
De janeiro a novembro deste ano, 298 pessoas morreram em acidentes de trânsito na cidade de Manaus, um aumento de 28% em comparação com o ano passado. Após esses dados, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS foi às ruas da capital ouvir a população manaura.
“Eu acho que eles são necessários em certos pontos da cidade, especialmente em vias com maior fluxo e velocidade. Mas, em áreas de menor movimentação, sou contra. Acredito que a medida é para um bem maior: a segurança no trânsito”, afirmou o motoboy Ariel Levi, de 31 anos.
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Porém, o debate sobre a eficácia dos radares vai além. “O povo diz que o radar é só uma forma do governo ganhar dinheiro, e não estão totalmente errados. Mas acredito que os radares inibem o excesso de velocidade em alguns pontos. O problema é quando são colocados em trajetos de velocidade reduzida, o que acaba tornando o trânsito mais lento sem necessidade”, opinou Ronaldo Magalhães, de 54 anos.
Para muitos condutores, falta não só estrutura, mas também discernimento e uma gestão mais eficaz dos equipamentos.
“Na Avenida do Turismo, alguns pontos são realmente necessários, especialmente porque a via tem curvas e, quando chove, fica perigoso. Muitos motoristas excedem a velocidade, causando acidentes. O ideal é ter radares apenas nos locais necessários, não com a intenção de arrecadar dinheiro do condutor, que já paga tantas taxas e impostos”, sugeriu Ronaldo.
“Há motoristas que, vendo a estrada longa, querem correr, desrespeitando as sinalizações e as faixas de pedestres. Isso tem causado muitos acidentes aqui. Eles ainda acham que têm o direito de fazer isso”, comentou Jair dos Santos, de 57 anos.
Para o técnico em trânsito, Manoel Paiva, é fundamental não apenas instalar os radares, mas garantir que eles realmente funcionem.
“O Rodoanel Metropolitano, inaugurado pelo Governo do Estado em 2023, precisa de controle de velocidade. A via tem três faixas por sentido, o que ‘incentiva’ os condutores a andar acima de 60 km/h, o que tem causado mortes. De janeiro a outubro deste ano, mais de 17 pessoas morreram nesse trajeto. É urgente que os radares implantados funcionem adequadamente”, ressaltou Paiva.
Radares na avenida do Turismo
Em entrevista à Rede Amazônica, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, afirmou que sete radares de velocidade foram instalados em diferentes pontos da avenida do turismo, na zona Oeste de Manaus.
Ainda de acordo com o diretor-presidente, a fiscalização dos “corujinhas” terá início a partir do dia 2 de janeiro de 2025.
De acordo com o especialista Manoel Paiva, os radares instalados na avenida são insuficientes para o tamanho da via, que precisa de mais controle.
“A avenida do Turismo é extensa e requer mais radares. Além disso, é necessário instalar equipamentos de fiscalização em vias como a Constantino Nery, Torquato Tapajós, estrada da Ponta Negra, avenida das Flores, avenida das Torres e Desembargador João Machado. É preciso também monitorar os corredores de veículos pesados, como na General Rodrigo Otávio. Manaus precisa de mais controle de velocidade, pois o excesso de velocidade tem causado muitas mortes no trânsito”, declarou Paiva.
Campanhas educativas
Além da instalação dos radares, as campanhas educativas são essenciais para conscientizar a população sobre comportamentos mais seguros e responsáveis no trânsito. Os condutores e pedestres entrevistados pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS concordam que a educação no trânsito é uma medida necessária, mas que ainda falta mais investimento nesse sentido na capital amazonense.
“Tem motorista que não tem educação no trânsito, buzina o tempo todo, quer ser o primeiro a passar sem dar preferência para os outros. Outros não cedem a vez para os idosos na faixa de pedestres, e tem quem queira brigar por qualquer motivo. A educação no trânsito é, sem dúvida, fundamental”, disse Jair dos Santos.
Ronaldo Magalhães também acredita que a educação começa em casa: “A educação do condutor não vem só do trânsito, vem do berço e do respeito pela vida. Quem não respeita nem sua própria vida, como vai respeitar a dos outros? A educação precisa ser uma prioridade em todas as áreas da sociedade, não apenas no trânsito.”
A REPORTAGEM entrou em contato com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para obter informações sobre o andamento da instalação e fiscalização dos radares em Manaus, mas não obteve retorno até o momento. O espaço segue aberto para esclarecimentos.