Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Há mais de uma década os moradores da rua Parada Angélica, localizada no bairro Monte Sião, zona Leste da capital, sofrem com a falta de pavimentação e obras inacabadas, como uma ponte de acesso ao bairro Jorge Teixeira, que há quatro anos não é reconstruída na região.
Com as frequentes chuvas, a área também sofre com alagamentos e problemas de esgoto a céu aberto, tornando a vida no lugar um desafio diário para os moradores. A equipe de reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS esteve no local para constatar os problemas e ouvir as principais queixas.
Leia também: Fala Manaus: ‘buraqueira’ no ramal Água Branca 2 impede escoamento de produção rural
Raimundo Gomes, mais conhecido como Dinho, de 42 anos, afirmou que, em 20 anos morando no local, a rua nunca recebeu reparos. “Essa rua está abandonada. Ela é a segunda maior rua do bairro. Aqui não passa carro do lixo, viatura de polícia, ambulância e nem condução escolar”, disse.
“A gente quer que o prefeito mande uma equipe aqui para analisar a situação, o que pode melhorar para a gente, para os moradores dessa comunidade. Queremos uma resposta, não com palavras, mas com trabalho.”
Raimundo Gomes, morador
A moradora Patrícia Bentes, de 33 anos, denuncia uma obra inacabada e sem reparos na esquina da rua, sendo considerado um lugar de preservação por se tratar de uma área verde. “Era para ser uma praça, mas como podem ver, existe apenas uma placa de preservação, porém, de preservação não tem nada.”, reitera.
“Primeiro, eles tiraram nossas pontes, nosso acesso direto ao outro lado da rua“, relata Patrícia. “Agora estamos isolados com dificuldade de ir e vir. A obra começou com promessas, mas parou no meio do caminho. Enquanto isso, enfrentamos assaltos, meu marido já foi assaltado, meu sobrinho já foi assaltado, minha filha também“, lamenta a moradora.
A moradora também expressa sua indignação com a situação atual da rua, que deveria ter se tornado um espaço seguro e útil para todos os moradores. “Era para ser uma praça, um lugar para nossas crianças brincarem e nós nos encontrarmos. Em vez disso, é um local abandonado e perigoso.“
O morador José Geraldo Bentes, de 71 anos, falou sobre a obra de uma ponte no local, que há quatro anos aguarda a continuação e término. “Isso aqui era para ser uma ponte, entenderam? Na verdade, já tinha uma ponte aqui que atravessava até o Jorge Teixeira. Quando começaram a fazer esse corredor de concreto aqui, tiraram a antiga ponte”, explica José Geraldo.
Ele recorda que um engenheiro de obras à época chegou a alertar sobre a importância da estrutura anterior, mas mesmo assim ela foi removida. “Já se passaram quatro anos desde então, e até agora nada foi resolvido”, lamenta.
O asfalto atual da rua não é menos preocupante. “Muito lixo, muito mato. Dá até para criar gado aqui, se quiser“, desabafa, apontando para o cenário de descaso que cerca sua residência e a vizinhança. José também comenta sobre a gestão pública no local ao longo dos anos. “Se fosse um negócio bem feito, ninguém estaria reclamando do prefeito“, finaliza.
Resposta
Questionada pela nossa REPORTAGEM, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), informa que as equipes do órgão atuam em várias frentes de obras por toda cidade.
A pasta informa que a rua Parada Angélica, na comunidade Monte Sião, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, “está na programação e será atendida conforme cronograma do distrito de Obras. Salientando que os atendimentos às áreas emergenciais são sempre priorizados”, enfatiza o órgão.