Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um falso show com a participação do cantor americano Bruno Mars em Manaus está sendo divulgado nas redes sociais. De acordo com o enunciado, o evento seria realizado no dia 8 de março de 2025, na Arena da Amazônia.
Com mais de 10 mil seguidores, o perfil do festival “Dropzone.Am” anunciou o show com Bruno Mars e outros artistas nacionais, como Jorge & Mateus, MC Cabelinho, entre outros.
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (SEDEL) afirmou que não existem tratativas para a realização do evento na Arena da Amazônia.
“A Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel) informa que o evento supracitado não está previsto no calendário oficial da Arena da Amazônia. Além disso, ressaltamos que não houve qualquer tratativa ou alinhamento prévio relacionado à realização desta atividade“, ressaltou o órgão por meio de nota.
Leia também: Casarão de Ideias divulga os filmes que serão exibidos em Manaus
Por meio do perfil do Instagram do organizador do evento, foram feitas publicações anunciando a participação dos artistas Bruno Mars, Orochi, Djonga, MC Cabelinho, MC Poze, Borges, MC Tuto, MC Ryan SP, Grelo, Jorge e Mateus e Caio Luccas.
A presença de diversos erros de ortografia, marcação errada de alguns artistas e somente dois perfis sendo seguindos pela página “ligam o alerta” pra uma tentativa do golpe.
Além disso, tanto a MainStreet Records e a MainStreetFestival (perfis da gravadora de rap conhecida por sucessos de artistas da categoria) não tem menção à pagina do DropZoneAm e nem ao evento que aconteceria em 2025 com alguns de seus cantores.
Nos dois sites da DropzoneAm, as interfaces são simples e as informações não conferem. O CNPJ da DropZone Festival ES Entrenimento Ltda., por exemplo, pertence a uma empresa que atua com esportes na areia em São Paulo, a “Estacao Praia SP Entretenimento LTDA”.
Mas um item nos endereços on-line que requer atenção é a falta de um host de venda, como TicketMaster, Eventim ou IngressoFly.
Respostas
À REPORTAGEM, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) está investigando a divulgação do festival de música falso em Manaus, propagado nas redes sociais.
“Até o momento, não há registro de Boletim de Ocorrência (BO) relacionado ao caso. Segundo o delegado Paulo Benelli, titular da Dercc, serão solicitadas informações ao Grupo Meta, responsável pelo Instagram, para identificar o perfil responsável pela disseminação das informações falsas. A PC-AM orienta as vítimas a comparecerem à Dercc ou registrarem o BO na Delegacia Virtual (Devir)“, destaca trecho do comunicado.
A Polícia Civil ainda reforça a importância de verificar a autenticidade de eventos antes de compartilhá-los ou realizar pagamentos, para evitar prejuízos. “Qualquer pessoa que tenha sido vítima dessa falsa propaganda de entretenimento, deve comparecer à Dercc, localizada nas dependências da Delegacia Geral (DG), na avenida Pedro Teixeira, nº 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. O BO também pode ser registrado na Delegacia Virtual (Devir)“, acrescenta.
Bruno Mars em Manaus
Durante a pandemia de Covid-19 no dia 18/09 de 2020, o até então prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, cancelou o Réveillon e o aniversário da cidade no Boi Manaus por causa da doença.
O plano do ex-prefeito era realizar um megaevento contando com Roberto Carlos e Bruno Mars para comemorar a virada de ano e o aniversário da capital, o que acabou não ocorrendo em virtude da epidemia de Coronavírus.