Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Fametro figura no 6º lugar entre as dez maiores universidades do Brasil em número de alunos, com mais de 30 mil estudantes em Manaus, segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2023.
De acordo com a reitora da instituição, Maria do Carmo, o número total de estudantes é ainda maior, considerando outras regiões onde a faculdade atua.
“Somos de fato a faculdade que mais cresce no Brasil, como atesta o Censo feito pelo INEP/MEC, em 2023. São mais de 30 mil alunos somente em Manaus, sem contar o interior do estado e as outras regiões onde já estamos presentes, alcançando quase 48 mil alunos”, afirmou a reitora.
Leia também: Denúncia: Caic Alexandre Montoril está com atendimentos parados há mais de quatro anos no bairro Petrópolis
O ranking analisa o crescimento das instituições com base no número de alunos em 2000 e em 2023. Apesar de a Fametro ter sido fundada em 2002, já aparece à frente de grandes universidades do país, como a São Judas Tadeu, com 29,3 mil alunos, e a Universidade Anhembi Morumbi, com 28 mil.
Para Maria do Carmo, o destaque da Fametro é fruto do compromisso com a educação de qualidade. “O crescimento exponencial é resultado da confiança dos amazonenses na nossa instituição, que há 22 anos atua com ética e tem como foco o ensino de qualidade. Nossa gestão é feita com metas e compromisso com a educação”, ressaltou.
A reitora também destacou o papel social da Fametro na democratização do ensino superior no Amazonas. “A nossa missão é chegar onde o poder público não chega e proporcionar que milhares de pessoas possam ter acesso ao ensino superior e realizem o sonho de ter uma profissão”, concluiu.