Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Dia do Feirante é celebrado neste domingo, 25 de agosto, mas os trabalhadores da Feira do Produtor, no Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, estão sem muitos motivos para comemorar. Ouvidos pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS, eles relataram queda nas vendas e sensação de abandono, já que a feira não recebe melhorias há mais uma década.
A construção do viaduto na Bola do Produtor, que bloqueia partes das avenidas Autaz Mirim e Camapuã, tornou o acesso à feira ainda mais difícil para os clientes.
“Com essa obra, as vendas diminuíram bastante, quase não vendemos nada porque as pessoas não têm como entrar na feira”, explicou Luís Carlos, produtor rural de 46 anos, de Presidente Figueiredo, que percorre 126 km semanalmente para trazer seus produtos à capital.
Leia também: Incêndio atinge casa no bairro Coroado, na zona Leste de Manaus
A falta de vagas no estacionamento é outro problema relatado pelos trabalhadores do local. “O estacionamento é pequeno. Quando lota, os clientes acabam desistindo de comprar. Para quem adquire grandes quantidades é ainda pior porque temos que levar tudo até o carro, que muitas vezes está estacionado longe”, explicou Raellen Carvalho, que trabalha na banca que vende bananas.
Entre as situações relatadas pelos feirantes e observadas pela equipe do riosdenoticias.com.br, os boxes estão em condições precárias e com uma cobertura cheia de buracos que provoca goteiras em dias de chuva. “Falaram que vão reformar por etapas, mas nada foi feito até agora”, disse Júlia Araújo, que trabalha em uma banca de queijos e farinha.
Em nota, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informou que a feira está com obras em andamento e que já trabalha na modernização do local. O comunicado afirma ainda que todos os feirantes estão cientes e que há uma comissão que atua junto ao órgão.