Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O cantor nortista Edilson Santana, que já acumula quase trinta anos de carreira no folclore popular, tem muitas novidades a apresentar para os seus fãs. Uma delas, anunciada há duas semanas, foi o seu retorno ao Boi-Bumbá Caprichoso, após cinco anos cantando no Boi Garantido.
Em entrevista ao programa “Amazone-se”, da Rádio RIOS FM 95,7, o cantor comentou sobre a sua vida, carreira e a ainda acerca da decisão de retornar a cantar para a nação azul e branca.
“Eu sou assim. Antes de qualquer coisa, eu sou um profissional, e tento entregar o que esperam de mim. Eu estou muito feliz de poder encerrar o meu ciclo do Boi-Bumbá. Digo isso de maneira feliz. Muito feliz de ter retornado ao Caprichoso”, contou Edilson.
Leia mais: Conheça o mais novo talento do Garantido anunciado por David Assayag

Edilson Santana ressalta que tudo na vida tem seu momento e hora certa. O cantor ainda agradeceu a torcida vermelha e branca, por toda receptividade e carinho, e destacou sobre a importância de valorizar os artistas.
“A gente que é artista [de boi-bumbá] não pode ficar sem contrato. É uma coisa que o torcedor já entende mais que vem lá de atrás, quando a gente era chamado de ‘mercenário’ [risos]. É como se tudo girasse em torno de dinheiro, e não é. O pessoal do Garantido sabe que eu sou apaixonado pelo Caprichoso”, ressaltou.
Carreira
Natural de Santarém, no estado do Pará, Edilson Santana vem de uma família tradicional de músicos, e aos 16 anos foi descoberto pelo empresário “Marreta”, dono da Banda Som Tapajoara, onde começou a carreira. Edilson iniciou como cantor na banda de baile Cocktail e no final da década de 1990, ingressou no Garantido.
No Caprichoso, Edilson começou como amo do boi em 2005, onde deixou a sua marca permitindo o item ser mais desafiador, além de ter criado o refrão ecoado pela galera azulada “Brilhou, reluziu, Caprichoso é a Estrela do Brasil”. Em 2007, assumiu como levantador de toadas como ficou até 2009, voltando a ser amo no ano seguinte, item que defendeu até 2013.
“Mas antes de ser um torcedor, eu sou um profissional, e eu só vivo da minha música, então eu não posso ficar sem contrato. Mas eu fiquei muito feliz de receber o convite do Garantido para estar ali contribuindo de alguma forma com meu talento. Só tenho o que agradecer”, afirmou Santana.
Para celebrar o retorno de Edilson Santana ao boi Caprichoso, será realizado o evento “Uma noite de Utopia”, no dia 29 de março, no Luar de Uaicurapá. O evento conta ainda com a participação de Arlindo Neto e Renato Freitas.
Sonho realizado
O cantor de Boi-Bumbá, Jackson Júnior, também embalou a programação dominical da RIOS FM e teve a oportunidade de realizar um sonho: Cantar em dueto com Edilson Santana.
“Eu estou me tremendo um pouco aqui [risos], muito obrigado pela oportunidade. Estou muito feliz. Esse cara é uma fera. É um sonho realizado”, concluiu.