Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O tradicional Festival Folclórico do Parque Dez já tem data definida e os preparativos estão a todo o vapor. Realizado todos os anos no Centro Social Urbano (CSU) do bairro, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, o evento começa nesta sexta-feira, 9/6, e vai até o dia 9 de julho. O acesso é gratuito e livre para todos os públicos.
Além das barracas com comidas típicas, parque de diversão, atrações musicais e entrada gratuita, a 42ª edição do festival contará com dois palcos para as apresentações das quadrilhas e danças folclóricas.
Para o primeiro dia de festival, a festa ficará por conta de Nathalia Lima, Forró Já Kero, Kayza Marques, Forro Genial, Léo Cristian e Forró Xotezim, para animar o público.
Festival Folclórico do Amazonas
O 65º Festival Folclórico do Amazonas (FFA), tradicional evento cultural do Estado, começará no próximo domingo, 11/6, e segue até o dia 25 de junho. Com entrada gratuita, o evento será realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), na Bola da Suframa, zona Sul.
A abertura do festival contará com a apresentação da atração nacional JM Puxado. O artista confirmou a presença no festival nas redes sociais da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e fez o convite para a população.
“Estou preparando muita coisa boa para vocês. Estamos preparando um showzaço daquele jeito. Então não perde”, disse o artista.
Também estão previstas apresentações de 78 grupos folclóricos ao longo do festival, além de shows, parque gastronômico, parque de diversão e uma feira de artesanato.
Arraial da Fametro
Na quarta-feira, 7/6, foi realizado o “Arraiá Fametro”, no estacionamento da Unidade 5 do Centro Universitário Fametro, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
O evento contou com as apresentações dos Cangaceiros de Asa Branca, Renatinho e Banda, além das tradicionais brincadeiras, correio do amor, premiações e concurso de rei e rainha caipira.
Leia também: Fim de semana de Arraial: veja programação junina, em Manaus
Uma novidade na edição deste ano foi a Vitrine Cultural e Gastronômica com o tema “Festa junina: identidade e expressão cultural do norte/nordeste”, os estudantes do curso da Gastronomia prepararam pratos e foram avaliados por professores, chefs de cozinha e donos de restaurante.
“Logo que o curso de Gastronomia foi autorizado, criamos o projeto para que os alunos pudessem colocar em prática tudo aquilo que eles aprenderam em sala de aula. Então, a festa junina, com todas as suas comidas típicas, é uma grande oportunidade”, disse o diretor administrativo do Grupo Fametro, Wellington Júnior.
“As feiras gastronômicas que ocorrem durante todo o curso são sempre muito bem-sucedidas porque ela proporciona a vivência dos estudantes do curso e a participação dos outros alunos da faculdade”, destacou.