Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Neste período de festas juninas (ou julinas) o Festival Folclórico Marquesiano chega a sua 50ª edição em 2024. O evento tradicional acontece até a noite deste domingo, 7/7, no campo da paróquia de São Raimundo Nonato, bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus.
O evento, organizado por moradores e alunos, professores e egressos da escola estadual Marquês de Santa Cruz, no São Raimundo, é conhecido na cidade pela diversidade de danças folclóricas, nacionais e internacionais.
Além de valorizar a cultura, a festa busca resgatar as tradições das festas juninas, retratando por meio de coreografias e figurinos os costumes e hábitos de diversos povos.
Leia mais: Festa do Triunfo: Caprichoso chega a Manaus para celebrar vitória
Wagner Andrade, coordenador de apoio do Festival Folclórico Marquesiano, contou que na década de 70, os festejos eram dentro do colégio, com realizadas e treinadas com alunos da instituição. Na época cada sala de aula representava uma dança típica.
“Na década de 80 ele foi aberto ao público, e a partir daí se expandiu para o resto de Manaus. Hoje o festival está no nível de triagem. As danças que participam do evento participam de uma triagem, realizada antes, sendo apenas alguns grupos classificados.”
Wagner Andrade, coordenador do Festival
Segundo o coordenador, na sequência é feito o sorteio dos dias em que se apresentarão cada dança classificada. Com duração de três noites, as danças dão o seu melhor no palco, pois há jurados avaliando o desempenho de cada uma.
“No domingo, 7, acontece a votação da dança campeã, que recebe um troféu e o reconhecimento cultural na história do festival, que atende um público bem amplo, até mesmo de outros bairros”, completou.