Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Ao longo de seus 25 anos de história, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) tem se consolidado como uma celebração da música e da cultura, promovendo a arte e a excelência artística em todas as suas formas.
Com sua programação diversa e de alta qualidade, o festival tem atraído a atenção do mundo inteiro, colocando Manaus no mapa da cultura global e proporcionando momentos de beleza e emoção para todos os seus espectadores.
Mas, por trás de todo o esplendor que os espetáculos proporcionam, existem profissionais que fazem a magia acontecer ao longo desses anos. E eles são os responsáveis pelo grande sucesso do evento manauara que nasceu em 1997 como Festival de Manaus. Mudou de nome três anos depois, assim como uma mão de obra local mais capacitada, com geração de emprego e renda.
“Em 2022, por exemplo, nós precisávamos de um serviço de perucaria, mas não tínhamos isso em Manaus. A ópera é um gênero artístico que usa muita peruca. Então, trouxemos um profissional de São Paulo que realizou oficinas. Nesse ano, quem ele ensinou já está empregado para o festival deste ano”
Cândido Jeremias, secretário executivo de Cultura do Amazonas
Em entrevista ao Programa “De Boa”, na RIOS FM 95,7, Cândido explicou que a secretaria preza por investir no profissional de cultura para a excelência dos serviços na programação da instituição.
Ópera LatinoAmérica
Como novidade, o secretário executivo contou que a edição do Festival também vai realizar a 16ª Conferência Mundial da Ópera LatinoAmérica (OLA) que tem o objetivo de discutir sobre ópera brasileira e mundial também.
O evento oferecerá uma agenda completa de palestras e conferências que abordarão temas como inovação em modelos de gestão, financiamento e filantropia, coprodução e sua circulação de óperas na região íbero-americana, bem como temas relacionados aos novos ambientes digitais e à inteligência artificial. A atividade reunirá representantes de mais de 50 teatros e organizações culturais.
A rede de contatos é o coração da OLA, ou seja, colocar teatros, festivais, empresas e agentes de diferentes países em contato para compartilhar modelos de gestão, boas práticas e experiências que possam ser úteis, a partir de diferentes ângulos, para os membros da rede.
Produção própria
Em 2019, a SEC-AM conseguiu ganhar recursos pela primeira vez com a obra “Fausto”, de Charles Gounod. Totalmente produzida na Central Técnica de Produção (CTP), a ópera teve uma temporada de apresentações no Teatro Municipal de Santiago (Chile).
“Hoje, a gente consegue fazer parceria com teatros municipais e também mundiais. E percebemos que a economia vai girando e o custo é cada vez menor por fazer com que o projeto se torne autossustentável”, disse.
“O Contratador de Diamantes” é também um exemplo de obra produzida pela Central, chamada por seus trabalhadores de “Projac” pequeno. A obra, que há 60 anos não era tocada no Brasil e havia até perdido agumas partituras, vai à São Paulo para algumas apresentações. Foi a parceria com a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) que proporcionou a exibição da ópera.
Público infantil
Cândido adiantou que a programação do festival contará com dois espetáculos infantis. Um deles é o “Curumim, o Último Herói da Amazônia em Busca da Flor da Vida”, personagem criado e eternizado pelo jornalista e cartunista Mário Adolfo, um teatro musical em forma de ópera, com a participação da Companhia Metaformose, também corpo artístico da SEC-AM.
O texto do musical infantil foi escrito pelo próprio jornalista, que também compôs as músicas em parceria com o compositor Zeca Torres. As apresentações serão realizadas no Teatro da Instalação, Centro, nos dias 13,14 e 28 de maio, com entrada franca. Outra atração infantil será apresentada no hall do Teatro Amazonas, o “Pequeno Teatro do Mundo”, feito com fantoches.
O FAO vai até esta sexta-feira, 28/4 e ainda estão previstas três estreias de grandes óperas e vários recitais, que serão realizados Teatro Gebes Medeiros, Centro. O preço dos ingressos são populares, que vai de R$ 5 a R$ 100, a inteira, além de concertos com entrada franca. A programação completa pode ser acessada no site da SEC-AM.
Assista abaixo ao programa completo: