Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com mais de 104 mil publicações, a escala de trabalho 6×1 – em que o funcionário trabalha seis dias consecutivos e folga um -, é um dos assuntos mais comentados neste sábado, 9/11, no X (antigo Twitter).
O assunto passou a ser comentado nas redes sociais devido a uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que tramita na Câmara dos Deputados para reduzir a jornada de trabalho.
Leia também: Eleições OAB: candidatos à presidência são sabatinados pela Rede Rios
No X, comentários contra e a favor da medida foram publicados na rede social. “Trabalho desde os 13 anos e sempre foi nesse modelo, a escala 6×1 eh uma merda você saber que não tem um dia que pode ir num cinema, num parque comer um churros“, desabafou um usuário.
trabalho desde os 13 anos e sempre foi nesse modelo escala 6×1
— FURIA brino (@Brunozor) November 9, 2024
eh uma merda vc saber que nao tem um dia que pode ir num cinema num parque comer um churros
passia com seu cachorro
domingo vc ta tão morto jogado as traças igual aquele cocô do cocórico
FIM DA ESCALA 6×1
Alguns usuários aproveitaram para ironizar a discussão em torno de qual seria a escala ideal de trabalho no país. “Engraçado demais esse site! O pessoal da escala 6×1 quer a 5×2, e o pessoal da 5×2 quer a escala 4×3”, brincou um internauta.
Engraçado demais esse site, o pessoal da escala 6×1 querem a 5×2 e o pessoal da 5×2 querem a escala 4×3.
— Lug, the kid (@luscaaaaaaaa) July 25, 2024
Outro usuário defendeu a busca por equilíbrio, afirmando que a “escala ideal é 5×2; 6×1 é desumano, e 4×3 é coisa de vagabundo”, provocou. Por outro lado, um comentário que gerou uma discussão mais acalorada alertou que a mudança na escala poderia representar um “desastre econômico” para o Brasil.
Escala ideal é 5×2
— Flavio Garage (@flaviogarag) July 25, 2024
6×1 é desumano
4×3 é coisa de vagabundo https://t.co/8taaegFmVN
Tramitação da PEC
O texto apresentado pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) prevê uma revisão na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a fim de abolir a escala 6×1. Até o momento, a proposta está em fase de coleta de assinaturas, sendo necessário o apoio de um terço dos parlamentares para ser formalmente apresentada.
Até o momento, a proposta conta com 71 assinaturas de deputados, com apoio principalmente de membros do Psol e do PT, mas enfrenta ainda a resistência de partidos de direita, como o PL e o União Brasil, que têm contribuído com um número reduzido de apoios.
Bancada do Amazonas
Entre os parlamentares da bancada do Amazonas que assinaram a PEC que propõe o fim da escala de trabalho 6×1, Saullo Vianna (União) é o único deputado da região, até o momento, a apoiar a proposta. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com o parlamentar para saber sua opinião sobre a medida.
De acordo com Vianna, a atual escala 6×1 muitas vezes impõe uma sobrecarga física e emocional aos trabalhadores, prejudicando sua saúde e afetando suas relações familiares. “A ideia é criar alternativas que promovam uma jornada de trabalho mais equilibrada, permitindo que os trabalhadores tenham mais tempo para suas vidas pessoais”, destacou Vianna.
Para que a proposta se concretize, o deputado acredita que será necessário um debate transparente no Congresso. “Para que essa mudança se efetive, o Congresso precisa promover um debate amplo com a participação de representantes dos trabalhadores, empregadores e especialistas em direitos trabalhistas”, concluiu.