Redação Rios
MANAUS (AM) – O desmatamento ilegal, a extração irregular de madeira e a invasão da Floresta Nacional do Iquiri, no Amazonas, são alvo de uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ação teve início nesta quarta-feira, 14/6, e deve acontecer ao longo dos próximos dez dias.
Segundo nota divulgada pela Polícia Federal no Acre, alertas de desmatamento e queimadas na região motivaram a ação, que recebeu o nome de Overflight, pela soma dos esforços das instituições em rastrear os crimes ambientais por meio de sobrevoos que permitem a visualização das áreas florestais afetadas.
A Floresta Nacional do Iquiri é uma unidade de conservação federal e está localizada no município de Lábrea próximo às divisas com os estados do Acre e Rondônia, que formam uma região conhecida como Amacro. A região é historicamente alvo de disputa fundiária.
Desmatamento
Campeão de desmatamento, o município de Lábrea, no Amazonas, é apontado como sendo, em todo o Brasil, o que mais teve áreas desmatadas em 2022. Os dados são do Novo Relatório Anual de Desmatamento (RAD) do MapBiomas, que indica que cerca de 62.419,5 hectares foram destruídos na região, no último ano.
O alto número de desmatamento em Lábrea fez com que o município amazonense ultrapassasse o índice de destruição da Amazônia, que antes era de Altamira, no Pará, local onde a degradação foi recorde por três anos consecutivos no relatório do MapBiomas.
*Com informações da Agência Brasil