Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A atacante brasiliense Gabi Portilho, de 29 anos, fez sua estreia em olímpiadas durante os Jogos de Paris 2024. Atualmente jogando pelo Corinthians, a atleta que foi um dos destaques do Brasil já atuou no clube amazonense 3B Amazônia.
Gabi Portilho jogava como camisa 10 do 3B, na campanha do título inédito do amazonense feminino. Ela deixou as Feras da Amazônia em 2020, para jogar no Corinthians, onde já conquistou quatro títulos do Campeonato Brasileiro, além de duas Libertadores e três Campeonatos Paulistas.
“A maior dificuldade foi ter que ficar longe da minha família para ir atrás de uma vida melhor para eles. Era muito nova. Foram muitas adversidades, fora o preconceito, e confesso que pensei em desistir. Mas por outro lado, esses momentos difíceis me tornaram mais forte. Aprendi a ser resiliente. Percebi que momentos ruins servem como lições”, contou Gabi ao Estadão, em 2021.
Leia mais: Vinícius Júnior rejeita proposta bilionária do futebol saudita
Nas últimas quatro temporadas, a atacante trabalhou com Arthur Elias, técnico da Seleção, o que fez com que ganhasse a confiança necessária para disputar a Olimpíada, sendo decisiva nos mata-matas onde marcou gols contra França e Espanha, ajudando a levar a seleção brasileira à final do Jogos Olímpicos de Paris .
Passagens
A estreia de Gabi em seleções brasileiras aconteceu em 2012, quando defendeu o país no Mundial Sub-17. Pela seleção principal, foi convocada pela primeira vez para um amistoso contra a Bolívia em 2017.
A atacante da seleção iniciou a carreira no futebol brasiliense em 2011, atuando pelo Fut Art e Fluminense-DF. Depois defendeu Olympia, Jaraguá, Joinville e Muller, todos times de Santa Catarina.
Ela também jogou pelo Kindermann e pelo São José, onde foi vice-campeã brasileira por ambos os times. Passou por São José, Osasco e pelo 3B. Entre 2015 e 2017, atuou no futebol europeu defendendo o Madrid CFF.