Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O boi-bumbá Garantido realizou a tradicional matança do Boi na noite de quarta-feira, 17/7, em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. Torcedores, itens oficiais e o bumbá percorreram as ruas da cidade em festa.
Como manda a tradição, ao final da passeata, ocorreu a encenação do auto do boi, que marca também o encerramento da temporada bovina de 2024, sempre no curral tradicional da Baixa do São José.
Leia mais: Confraternidade Amazônica: festival une países na tríplice fronteira
Na dramatização do auto do boi, o Garantido tenta fugir dos vaqueiros pelas ruas da cidade, quando é laçado e levado de volta ao Curral, onde é morto. Pela tradição da nação vermelha e branca, o boi só deve reaparecer no próximo ano.
Em vários momentos, a multidão parou para ver a evolução do boi que rodopiava e reproduzia os movimentos de um boi real. Como de costume, o “Boi do Povão” visitou a casa das famílias mais tradicionais de Parintins, levando o carinho para os torcedores apaixonados.
A Associação Cultural Lindolfo Monteverde todos os anos realiza esse evento como forma de manter vivo o legado do mestre Lindolfo Monteverde, fundador do Boi Garantido. É um momento para se brincar de boi, cantando e dançando as toadas antológicas.