Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) denunciou na noite dessa segunda-feira, 21/10, que escolas municipais estão liberando estudantes antes do horário normal para a realização de reuniões com pais e responsáveis com objetivos políticos.
De acordo com Rodrigo Guedes, a Prefeitura de Manaus está organizando as reuniões em todas as escolas municipais para entregar boletins com as notas dos alunos. No entanto, subsecretários da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estariam indo aos encontros “relembrar” as ações desenvolvidas pela atual gestão.
“Olha o que o prefeito David Almeida e a secretária Dulce Almeida, sua irmã, estão fazendo com a educação da cidade de Manaus, nesses últimos dias da eleição. […] A Semed cancela as aulas, chama todos os pais e faz uma campanha velada para o prefeito”, disse o vereador.
Leia mais: Centrais sindicais ligadas ao PT anunciam apoio à candidatura de David Almeida
Rodrigo Guedes questionou o fato de gestores, gerentes distritais e subsecretários ligados a Secretaria de Educação estarem “retirando” alunos de sala de aula para reunir os responsáveis por elas para “fazer campanha”.
“É o maior crime que pode acontecer com a educação, com a criança. É tirar a criança de sala de aula para fazer reunião política. São vários prints que eu tenho aqui e eu quero deixar um recado, eu preciso que você faça isso chegar no prefeito David Almeida e também na secretária Dulce Almeida”, destacou Guedes.
Relatos
O parlamentar também divulgou em suas redes sociais uma série de prints que trazem relatos sobre esse tipo de situação, incluindo os avisos informando aos pais e responsáveis sobre a realização das reuniões. Em um deles, uma pessoa que não teve a identidade revelada denuncia a coação de sua mãe, que é professora.
“Sou filha de uma professora que está sendo coagida e ameaçada. Não só ela, mas todos os professores da Semed. Eles tomam o celular dos professores para não filmarem a tal reunião. Por favor, isso é um pedido de ajuda, pois ele está se aproveitando da máquina para ameaçar, perseguir e coagir”, relatou.
Órgãos de controle
O vereador ressaltou que já comunicou o Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre essa situação. Além disso, o político destacou que estará nas ruas, indo até essas escolas juntamente com sua equipe, para fiscalizar tais reuniões.
“Só deixando claro: parem de cancelar aulas, porque vocês cancelaram aulas de crianças deficientes para levar os pais e as mães para uma reunião política. Tirar uma criança de sala de aula para fazer reunião política é criminoso. E amanhã eu irei fazer o requerimento de convocação da secretária Dulce Almeida”, declarou o político.
Com isso, Dulce Almeida poderá ser convocada para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal de Manaus (CMM). No entanto, os vereadores devem decidir se aprovarão ou não o requerimento proposto por Rodrigo Guedes.
Respostas
Por meio de nota enviada ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), informou que, desde o final da pandemia, “representantes da pasta realizam reuniões constantes com os pais no intuito de entender as necessidades das comunidades escolares”.
A Semed reforçou ainda que, independentemente do período eleitoral, “continua trabalhando para melhorar a aprendizagem na capital”. No entanto, não foram esclarecidos detalhes acerca da denúncia do vereador.