Alita Falcão – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após confirmação do envolvimento da alta cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) no esquema de corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro, o Governo do Amazonas já estuda mudanças no comando da pasta.
Em nota enviada ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, o governo estadual confirmou que providências serão tomadas.
“O Governo do Amazonas informa que está acompanhando os trabalhos do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado (MPE-AM) e Polícia Federal (PF) e está colaborando com as investigações. O Governo do Estado reforça que não compactua com nenhum tipo de desvio de conduta dos seus servidores e que todas as providências necessárias serão tomadas”, diz a nota enviada.
Segundo informações de interlocutores do governador Wilson Lima (UB), a exoneração do secretário da SSP-AM, general Carlos Mansur, é dada como certa, uma vez que o Ministério Público confirmou que ele é um dos alvos da “Operação Comboio”, deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira, 29/8.
“Se o procurador-geral de Justiça está à frente é porque há uma autoridade com prerrogativa de foro privilegiado, e esse alguém é um secretário, o secretário de Segurança”, afirmou o procurador Alberto Rodrigues do Nascimento Jr.
Em coletiva de imprensa, realizada na sede do órgão, localizado na zona Oeste da capital, foi divulgado que o grupo utilizava informações privilegiadas para interceptar criminosos e se apropriar dos ilícitos. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em Manaus, Apuí e em São Paulo. Uma prisão em flagrante foi cumprida e outras três estão em andamento por porte ilegal de arma.
Cotados
Entre os possíveis substitutos do general Carlos Mansur, estão sendo ventilados os nomes do coronel Vinícius Almeida, atual comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), e de Fabiano Bó, chefe da Casa Militar.
O coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida é natural do município de Atalaia do Norte. É bacharel em Ciências de Defesa Social e Cidadania, com especialização em Inteligência de Estado e de Segurança Pública. Entre outros cargos na área da Segurança Pública, já foi secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), comandante do Batalhão de Trânsito e foi idealizador do projeto “Escola Segura e Cidadão”.
Fabiano Bó nasceu em Roraima e, desde 1990, faz parte dos quadros funcionais da Polícia Militar do Estado do Amazonas. É formado e pós-graduado em Direito e ocupou diversos cargos ao longo da carreira, tais quais: chefe da Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), comandante da CIA de Boca do Acre, comandante do CPA Sul, comandante do Comando & Policiamento Especial (CPE) e é atualmente Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Governo do Amazonas.