Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os concurseiros de plantão sempre estão atentos para as regras que compõem as etapas de qualquer certame. E na manhã desta segunda-feira, 19/2, o advogado especialista em concursos públicos, Leudyano Venâncio, em entrevista ao “Jornal da Rios”, da Rádio RIOS FM 95,7″, orientou sobre etapas dos concursos.
A continuidade do certame da Guarda Civil Municipal de Manaus (GCM), que teve mais de 24 mil inscritos, e a aplicação Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com mais de 2,6 milhões de inscritos, foram alguns exames abordados pelo especialista.
O concurso da Guarda Municipal teve a realização da prova objetiva nesse domingo, 18/2, e o CPNU ocorre no dia 5 de maio deste ano.
Leia mais: Prefeitura divulga edital para provas do concurso da Guarda Municipal de Manaus
Leudyano Venâncio alertou que o candidato precisa estar atento a cada fase do certame.
“O candidato precisa tomar muito cuidado. O TAF (Teste de Aptidão Física) está ‘pesado’ […] e se ele não se preparar, se ele achar que vai fazer isso de qualquer forma, ele vai ser reprovado, como a gente vê acontecer nos bombeiros e na Polícia Militar”
Leudyano Venâncio, advogado
O especialista também orientou os participantes a como proceder em caso de alguma situação considerada equivocada, por meio dos recursos. Ele conta que já verificou que tem questões passíveis de anulação na prova. A banca deve abrir um prazo para os candidatos se manifestarem para a banca, onde se avalia se haverá ou não a anulação dessas questões.
“Ela [banca] anulando, todos os candidatos ganham essa pontuação. Se ela não anular, cabe ao candidato buscar na via judicial essa anulação. Nesse caso é diferente. A anulação se aprovada, é direcionada apenas para o candidato. É de suma importância o candidato entender o perfil da banca examinadora”, pontuou Venâncio.
Concurso Nacional
O “Enem dos Concursos” terá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. O advogado esclarece que um concurso dessa magnitude pode ter problemas no caminho e por isso é necessário ter atenção durante o processo.
“A gente tem que tomar cuidado em um concurso dessa envergadura. Você vê concursos menores dando problema, imagina um concurso que tem milhões de candidatos inscritos, vai abarcar o país todo, o que exige uma logística muito grande”.
Leudyano Venâncio destacou que a sociedade ainda necessita muito do Estado, e quem realiza esse atendimento as populações carentes e os demais, com serviços como saúde, educação e segurança, é o servidor público, e que por isso, essa profissão cumpre um papel importante até os dias atuais.