Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A ciranda Guerreiros Mura ganhou o 26º Festival de Cirandas de Manacapuru com 279,5 pontos. A agremiação apresentou o tema “Sob o Véu de Iacy“, nesse domingo, 1º de setembro, no Parque do Ingá. Com essa vitória, a azul, vermelho e branco soma um total de 13 títulos.
O espetáculo da Guerreiros Mura explorou o imaginário caboclo e os mistérios da floresta amazônica, o que destacou personagens lendários como Matinta Pereira e Maria Caninana. Sem contar em módulos alegóricos que usou a tecnologia como aliada nas apresentações de alegorias.
Leia também: Festival de Ciranda 2024: Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura entregam espetáculos no Parque do Ingá
A parte decisiva da apuração foi as penalidades sofridas pelas cirandas Flor Matizada e Tradicional, cada uma penalizada com 1 ponto. O que teve um impacto decisório para a ciranda Flor Matizada, que, sem isso, poderia ter superado a campeã Guerreiros Mura.
Umas das penalidades foi pelo fato de Mara Lima, designada oficialmente como back in vocal, ter utilizado um costeiro como fantasia para essa função. Isso porque o artigo 26, inciso 1 do regulamento, não considera a utilização da indumentária, mesmo sendo cantadora.
Pontuações
A pontuação da ciranda Flor Matizada foi de 278,7 pontos, e atrás a Tradicional garantiu o terceiro lugar com 278,0 de pontuação. Vale destacar o desempenho do item independente de torcida, a Fama (Família Matizada), que saiu vitoriosa com 180 pontos.