Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A hipnoterapia, uma abordagem terapêutica inovadora, que utiliza técnicas hipnóticas para tratar questões emocionais, psicológicas e físicas, está ganhando crescente atenção como uma ferramenta eficaz, para promover a cura e o bem-estar.
Nesta terça-feira, 8/8, o programa Omelete Show, da Rádio Rios 95,7, foi agraciado com a presença do experiente hipnoterapeuta e neurolinguista , Guilherme Alcântara, que revelou insights sobre os benefícios da hipnose clínica.
Alcântara desmistifica a hipnose, enfatizando que é um estado natural da mente humana. Ele descreve como as pessoas entram e saem desse estado várias vezes ao dia, sem sequer perceber. Um exemplo concreto é quando alguém procura algo à vista, mas o cérebro não o reconhece. Essa “alucinação negativa” é um fenômeno da hipnose, no qual o cérebro concentra-se na busca e suprime o objeto procurado.
“A hipnose é foco e concentração. É um estado natural da sua mente, você entra e sai desse estado várias vezes ao dia, em média oito vezes ao dia. Sabe quando você procura a chave de casa, que estava em cima da mesa e você passou várias vezes e não encontrou, e do nada ela aparece? É hipnose, esse estado é chamado de alucinação negativa, onde o cérebro apaga do seu campo de visão aquilo que você está procurando, focado em procurar”, explica Alcântara.
A essência da hipnoterapia reside no uso de induções para induzir um estado de hipnose, que gera relaxamento físico e mental e oferece acesso direto ao subconsciente do paciente. Comparada a outras formas de terapia, a hipnoterapia destaca-se por sua notável eficácia e rapidez.
De acordo com Alcântara, “a hipnose acelera o processo de tratamento“, transformando-se em uma ferramenta poderosa para auxiliar as pessoas a enfrentar os desafios diários e superar barreiras psicológicas.
A hipnoterapia mostra-se especialmente benéfica para pessoas com baixa autoestima, insônia ou fobias, e é uma ferramenta poderosa para auxiliar na mudança de hábitos indesejáveis.
Alcântara destaca três pilares em sua abordagem terapêutica:
- ressignificação para atribuir novos significados a momentos passados;
- dessensibilização para superar medos e traumas;
- e aceitação.
“Dentro da terapia, a gente consegue acelerar o processo das pessoas começarem a entender, trazer responsabilidade de fazer as escolhas que precisam ser feitas, bem como mudar hábitos, fazendo com que a pessoa ‘destrave‘”, explica Alcântara.
À medida que a hipnoterapia ganha cada vez mais reconhecimento, é evidente que esta abordagem terapêutica surge como uma ferramenta essencial para auxiliar as pessoas que buscam bem-estar emocional e mental.
Para a produtora da Rádio Rios, Jéssica Lacerda, a experiência foi impressionante: “Foi a primeira vez que participei dessa experiência, eu nunca tinha feito hipnose. Achei muito interessante, principalmente na questão do relaxamento. Quando eu cheguei, estava estressada e ele fez toda uma preparação antes, explicou todo o processo que é permissivo. Então vai muito da mente da pessoa, o quanto você se permite passar por esse processo.”
O hipnoterapeuta ressalta que a hipnose é uma ferramenta catalizadora, utilizada por ele para impulsionar e acelerar o processo de terapia.
“A hipnose acelera o processo de terapia, então geralmente o tempo de terapia que levaria no tradicional entre 6 meses a 1 ano, a gente consegue acelerar para até 2 meses.”, disse Guilherme.
Omelete show
“Omelete Show”, apresentado por Mateus Arruda, é um programa de rádio que quebra padrões, fora do convencional, abraça uma abordagem divertida e única.
Com um toque distinto, o programa recebe convidados de diversos segmentos, proporcionando uma plataforma para esclarecimento de dúvidas e poder auxiliar os ouvintes, com quadros como “Divulga aí” e “Delivery do Arruda“, a atração traz uma programação diversificada.
A Rios FM se destaca por sua abordagem fora do comum, e o “Omelete Show” segue essa trajetória. A cada dia, o programa traz uma experiência única, mantendo o frescor e a diversidade. “Acho que a grande mágica da rádio é fazer a mesma coisa todo dia, de uma maneira diferente”, diz Mateus Arruda. Ele pontua que o programa traz entrevistas, quadros como “Divulga aí” que traz empreendedores e terapeutas e proporciona uma visão única sobre diversos campos.
Na edição desta terça-feira, 8/8, a abordagem singular do “Divulga aí” permitiu abrir uma janela para um universo de habilidades e funções diversas. O destaque foi a conversa com um especialista em hipnose, explorando os mistérios do funcionamento cerebral e a fascinante arte da hipnoterapia.
“O quadro ‘Divulga aí’, assim como outros da grade da Rios oferece a oportunidade de divulgar uma variedade de pessoas com aptidões distintas, contribuindo para a experiência do nosso ouvinte”, compartilha Arruda. Sobre o convidado do dia, ele reflete, “Hoje não foi diferente, aprendemos sobre hipnose, desvendamos o funcionamento do cérebro humano. E a hipnose é algo surpreendente, muitas vezes carregamos traumas e limitações, mas a hipnoterapia tem o poder de transformar esses obstáculos em algo positivo.”