Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um homem foi flagrado por câmeras de segurança na noite dessa quinta-feira, 30/1, agredindo uma cadela em um posto de combustíveis na avenida Buriti, bairro Distrito Industrial I, zona Sul de Manaus.
O caso de maus-tratos gerou revolta nas redes sociais. O animal, que estava com seus filhotes, ficou com um dos olhos inchados após a agressão. Diante da repercussão, a deputada Joana Darc (União), afirmou que já formalizou uma denúncia contra o agressor, identificado por ela como Wyrison de Freitas.
“Dar voz a uma cadelinha que foi espancada sem motivo algum, até porque não há motivo para se bater e espancar um animal. O crime foi cometido por uma pessoa bem conhecida aqui na nossa cidade. Precisamos repudiar o que ele fez. Geralmente, quem maltrata não tem medo de processos, mas nossa equipe já está em ação”, disse a deputada nas redes socias.
Segundo ela, a cadela recebeu atendimento veterinário e seus filhotes estão em busca de adoção responsável.
Leia mais: Raio atinge família durante temporal em Maués, no interior do Amazonas
Pena para maus-tratos
O crime de maus-tratos a animais é previsto na Lei nº 9.605/1998 e pode resultar em multa e detenção, com penas que variam de três meses a um ano. Já para casos de maus-tratos contra cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.