Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um homem em situação de rua foi executado a tiros no Centro de Manaus, na noite dessa segunda-feira, 4/11. A vítima vestia somente uma bermuda e ao lado do corpo havia uma mochila vermelha.
De acordo com informações da Polícia Militar do Amazonas, pessoas que estavam próximas ouviram os tiros e acionaram a guarnição. A equipe foi até o local e encontrou a vítima morta.
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remoção do corpo e a equipe do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) realizou a perícia.
Leia também: Homem em situação de rua é espancado até a morte no Centro de Manaus
Ainda não há informações sobre o que pode ter motivado o crime. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) deve investigar o caso.
Pessoa em situação de rua
Uma pessoa em situação de rua é aquela que vive em extrema pobreza, não tem moradia convencional e tem vínculos familiares fragilizados ou interrompidos. Essas pessoas utilizam os logradouros públicos como espaço de moradia e sustento, temporária ou permanentemente.
A situação de rua é temporária e pode mudar se a pessoa tiver acesso a políticas públicas de moradia, emprego e saúde. Alguns fatores que podem levar uma pessoa a ir morar nas ruas são: ausência de vínculos familiares, perda de um ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas ou doença mental.
Direitos
Toda pessoa em situação de rua tem direito a: vida com saúde, liberdade, trabalho, educação, segurança, moradia, assistência social e lazer.
A Defensoria Pública oferece assistência jurídica gratuita a pessoas em situação de rua que sofrerem ameaça ou violação de direitos.
Algumas formas de ajudar pessoas em situação de rua são: doar alimentos, ajudar casas de apoio, trabalhar como voluntário, atuar como agente de transformação, tornar-se mantenedor financeiro e afins.