Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O governo federal realizou, na última quarta-feira, 21/8, uma reunião com governadores da Amazônia Legal para alinhar ações conjuntas para prevenção e combate aos incêndios florestais no bioma. No Amazonas, o Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no estado (Ibama/AM), Joel Araújo, apresentou as definições realizadas no encontro.
De acordo com Joel Araújo, uma das metas é fortalecer o Comando Nacional de Monitoramento dos Focos de Incêndios Florestais no Brasil (Cimam), por meio de iniciativas do governo federal em áreas prioritárias.
“Então decidiu-se por uma série de iniciativas, inclusive com o fortalecimento da atuação do governo federal em áreas prioritárias, como é o caso do subestado do Amazonas, no trecho entre Humaitá e Apuí”, ressaltou.
Leia também: Governo de São Paulo cria gabinete de crise para combate a incêndios
O Superintendente do Ibama no Amazonas ainda ressaltou que ações de educação e monitoramento vão ser realizadas no combate aos incêndios. “Outras atividades serão integradas também nesse combate, como a questão da educação ambiental, nós vamos passar a realizar ações de educação ambiental nas escolas, com produtores rurais, com comunidades indígenas também, e também a participação da Polícia Federal na investigação da autoria dos focos de incêndios florestais no Brasil e, particularmente, nessa área crítica nossa do Estado do Amazonas – trecho entre Humaitá e Apuí”, disse.
Atualizações Ibama/AM
Joel relembrou que o Ibama atua, no Amazonas, com quatro brigadas de incêndios florestais, que intervém principalmente nos assentamentos federais e em terras indígenas. As equipes atendem os municípios de Humaitá, Manicoré, Apuí e Autazes. De acordo com ele, 37 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) realizam, desde o dia 6 de agosto, ações de combate a incêndio na terra indígena Tenharim-Marmelo.
Animal salvo das chamas
Os agentes de combate a incêndio da Prevfogo salvaram um filhote de anta na terra indígena Tenharim Marmelo, que estava devastada pelas chamas, no município de Manicoré, a 333 quilômetros de Manaus.
Segundo Joel, o animal estava isolado de sua mãe por causa do fogo, e foi salvo do risco de morte pelos brigadistas, que puderam regatá-lo e, posteriormente, soltá-lo em uma área mais segura.
Veja o vídeo:
Os brigadistas do Ibama/AM devem integrar a força-tarefa nacional para auxiliar na atuação do governo federal e, também, dar apoio ao estado no que for de competência dele. Na próxima semana, Joel Araújo afirmou que 40 brigadistas vão reforçar o contingente, no total, de 160 agentes, para o combate e prevenção às chamas.