Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “É muito bom. Todos os anos fazem a comemoração para nós. É a maior alegria é comemorar o nascimento de Jesus. Recebemos uma festa com direito a presentes e um almoço muito bacana. A minha fundação é muito boa”, disse orgulhosa a aposentada Salete Pereira, de 86 anos.
Salete e muitos outros idosos residem na Fundação Dr. Thomas e, recebem todo o amor e alegria, sentimentos esses que são mais presentes e intensificados entre os residentes e os cuidadores do local durante o período natalino.
A época repleta de encantos promove um momento de reencontros com alguns familiares, que trazem a magia, o calor e a ternura natalina.
A Fundação Dr. Thomas está localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus, e já preparou a ornamentação dos ambientes da instituição com guirlandas, piscas-piscas e duas grandes árvores de Natal bem enfeitadas.
Todo o cenário é para engrandecer o clima festivo que a aposentada Salete relembra com alegria as comemorações natalinas que já vivenciou durante os mais de 30 anos que mora no abrigo.
“É a maior alegria comemorar o nascimento de Jesus”, destacou a idosa que sabe que vai ter momentos repletos de felicidade, receber presentes, e uma festa regada de música e amigos.
No centro de toda a comemoração, dona Salete, que perdeu a visão, ressaltou o nascimento de Jesus, que considera ser o principal significado do Natal. “Ele [Jesus] nasceu para ser o nosso salvador”.
Outra magia da celebração natalina que a idosa fez questão de manifestar é a alegria da visita de familiares, que se dirigem à fundação. Ela tem seis filhos, porém, somente uma filha reside em Manaus. No mês do Natal, as visitas são intercaladas e há ocasião em que Salete viaja para encontrar os filhos que moram em outros Estados. “Aqui [a fundação] é como se fosse uma família”.
Natal e um momento de paz
Antes de se tornar uma residente na Doutor Thomas, Dina da Costa, de 76 anos, disse nunca ter tido a oportunidade de vivenciar uma festa de Natal. Isso mudou quando ela passou a residir na instituição, em 2017, foi quando conheceu a magia natalina, e encontrou “paz”, como ela própria conta.
“Eu não sabia falar de Natal porque eu nunca tinha tido uma festa de Natal. Mas aqui nesta casa tenho vivido momentos muito bons. Agora é maravilhoso. Eu me sinto bem acolhida, porque todo mundo gosta de mim aqui na fundação. E eu gosto daqui. Aqui é a minha casa. Aqui eu tenho a paz que eu nunca encontrei em toda minha vida”, frisa.
Para a aposentada, a véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, é o momento em que ela aproveita o grande jantar, que é oferecido repleto de delícias. Entre tantas variedades no cardápio, dona Dina revela o pudim é a sua guloseima favorita.
“Tem bolo, bacalhau, peru assado e muita comida. É tudo muito bom e delicioso. Somos bem servidos, então, todo mundo gosta”.
Dona Dina disse que não tem familiares, mas no Natal também é um momento em que ela conta com a visita de amigos, que ao longo da vida se tornaram como uma família.
“Eles convidam a família da gente. Apesar de eu não ter família, eu tenho alguns amigos que é como se fossem minha família. Eu morei com eles por mais de 50 anos, então, eles são a minha família”, falou a idosa, que sabe que quando chega o Natal, “eles vêm aqui”, disse.
Natal é momento de amor
Outro que tem história para contar é o aposentado Ronildo Alves, de 77 anos, morador há 11 anos na Fundação Dr. Thomas. Para ele, as passagens natalinas representam principalmente a reunião com os familiares.
“Eu acho muito importante a integração com a família. A família é a etapa essencial da sociedade, principalmente para quem é cristão. E é de suma importância que haja essa satisfação interna. É um momento de agradecimento como um todo, e para com a família”
Ronildo Alves, que é aposentado, destacou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que se pudesse definir o Natal em uma palavra, amor é sua resposta.
Esse sentimento, somado a alegria, é o que ele vive no clima natalino, com amigos e familiares na fundação que o acolheu.
“Todo mundo fica alegre e contente. A fundação tem a preocupação de gratificar todos os idosos. Todos aqui recebemos presente, participamos de um belo jantar, como também compartilhamos de um clima festivo”, finalizou Ronildo.