Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O ambientalista e poeta Ailton Krenak será oficialmente empossado na Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta sexta-feira, 5/4, às 20h, no Petit Trianon, sede da Academia, localizada no Centro do Rio de Janeiro.
O primeiro indígena a ocupar a ABL, Krenak ocupará a Cadeira 5, que ficou vaga após o falecimento de José Murilo de Carvalho em agosto de 2023. Sendo eleito com 23 votos, a cerimônia que será realizada, contará com a atriz Fernanda Montenegro, responsável pela entrega do colar de imortal.
Leia também: Farinha de Uarini é declarada Patrimônio Cultural do Amazonas
O autor das obras “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil”, expressou sua intenção de convidar a ABL para criar uma plataforma semelhante à “Biblioteca Ailton Krenak”, que disponibiliza centenas de imagens, textos, filmes e documentos em mais de 170 línguas nativas.
A ideia do novo imortal da Academia Brasileira de Letras, é priorizar a oralidade e preservar as línguas ameaçadas pela falta de falantes. De acordo com Ailton, ele espera colaborar com a ABL para ampliar a visibilidade dessas línguas na web.