Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nesta manhã de quarta-feira, 11/10, Manaus acordou sob uma densa fumaça devido a vários focos de queimadas nas margens do rio Tarumã-Açú, zona Oeste da capital. Os moradores e proprietários de flutuantes relatam ter alertado os órgãos de controle de incêndios há três dias, porém, o Corpo de Bombeiros ainda não respondeu ao chamado.
Além disso, imagens de vídeos publicados nas redes sociais mostram uma área de mata em Autazes sendo tomada pelo fogo na manhã desta quarta-feira, causando uma grande quantidade de fumaça.
No Tarumã, os próprios moradores tentaram cessar o fogo na floresta, mas perderam o controle desde terça-feira, 10, e agora pedem “ajuda urgentemente”. Existe uma preocupação crescente de que a queima da vegetação nas margens do rio possa agravar a poluição, ameaçando a qualidade da água do Rio Tarumã-Açu.
Vídeos enviados ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS mostram a situação alarmante. É possível observar que o fogo havia sido extinto recentemente, visto que a fumaça ainda sai do solo. Em outro, árvores carbonizadas e um terreno transformado em cinzas evidenciam a destruição.
“O fogo está baixo, mas ele vem de mansinho e vai chegar longe. E é uma área grande de terra”, narra a pessoa enquanto mostra o fogo queimando próximo ao rio.
Em um terceiro vídeo, uma mulher tenta resgatar um filhote de preguiça agarrado a uma árvore, enquanto ao fundo, chamas continuam a consumir a vegetação. Em outro vídeo, o narrador destaca a proximidade do fogo com o flutuante do Ceará e a rápida propagação das chamas.
“Olha só aí, ó! O ‘fumaceiro’ pra lá. E tem outro queimando em um lugar mais longe”, disse o narrador do vídeo, enquanto filma de um flutuante, mostrando dois focos de queimadas na mata.
Homem Preso
A Polícia Militar informou que na terça-feira, 10, prendeu um homem, de 50 anos, por crime ambiental, no Tarumã-Açu.
No local da denúncia, foram encontradas várias áreas derrubadas e focos de queimadas, que atingiram a propriedade do suspeito e de um vizinho, um homem de 62 anos.
Queimadas
De acordo com o Painel do Clima, do Governo do Amazonas, o Estado já registrou 2.684 focos de queimadas no mês de setembro.
Em nota, a Prefeitura de Manaus divulgou dados do Inpe que registram nos últimos dois dias, 504 focos de queimadas no Amazonas, sendo que o município de Autazes, a 111 quilômetros de Manaus, registrou 105, o que representa 20,8% do total registrado no Amazonas.
Além de Autazes, os municípios de Careiro (50 focos), Careiro da Várzea (26 focos), Itacoatiara (24 focos) e Manacapuru (18) estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas nos últimos dois dias, segundo os dados do Inpe.
Manaus, neste mesmo período, registrou três focos de queimadas, todos na zona rural, sendo dois nas proximidades da BR-174, rodovia que liga o Roraima e Amazonas, e o terceiro foi registrado nas proximidades da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no rio Amazonas.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS tentou contato com o Corpo de Bombeiros e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas até o fechamento desta matéria, não havia recebido resposta.