Redação Rios
MANAUS (AM) – A opinião dos internautas está bem dividida com a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o evento de oficialização da COP 30, realizado em Belém, neste sábado, 17/6, em que pediu desculpas aos paraenses por não ter escolhido o Pará como sede da Copa do Mundo de 2014. Lula disse que o Amazonas não tem a tradição do futebol.
“Que esse ato fosse tranformado quase como um pedido de desculpas do que aconteceu na Copa do Mundo, em 2014. O governo federal nem o ministro de esportes participou da escolha de Estados. E eu confesso a vocês, que por entender um pouco de futebol, o Estado do Pará é que deveria ter sido escolhido para ser sede da Copa do Mundo e não o Estado do Amazonas. Não é porque o Amazonas não mereça, é que no Amazonas tem menos tradição de futebol em comparação com o Estado do Pará, afinal, tem o Remo e o Paysandu. E o Remo conseguiu vencer o Corinthians por 2 a 0.”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Diante do pronunciamento, internautas dividiram opiniões. O Amazonas foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014, na Região Norte, e recebeu quatro jogos do Mundial da Fifa em Manaus.
A reunião da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) será realizada em Belém, no Pará. O encontro está marcado para 2025.
O evento é considerado a maior e mais importante cúpula mundial relacionada ao clima do planeta e deve reunir cerca de 50 mil visitantes na cidade, incluindo dezenas de chefes de Estado e representantes diplomáticos.
Assista:
A cidade será preparada para o evento e neste sábado, o governador do Pará, Helder Barbalho, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinaram o contrato de cessão do Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira para a implantação da sede da COP30.
O extinto aeroporto, que era usado para aviação geral, fica o Parque da Cidade. Há também um centro de convenções importante nos arredores, que deve ser um dos principais polos da COP em 2025.