Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A capital do Amazonas e diversos municípios do Estado enfrentaram um apagão elétrico que desencadeou uma série de problemas na manhã desta terça-feira, 15/8, incluindo a interrupção no fornecimento de água. A concessionária responsável, Águas de Manaus, emitiu uma nota esclarecendo os impactos dessa falta de energia na distribuição hídrica da cidade.
De acordo com a nota, todos os sistemas de distribuição de água foram desativados em virtude da interrupção no fornecimento de energia elétrica. A concessionária informou que só poderá retomar suas operações normais quando a energia for restabelecida na capital. A previsão é de que a normalização do serviço ocorra gradativamente nos bairros da cidade.
“A Águas de Manaus informa que o serviço de abastecimento de água em Manaus foi impactado pela falta de energia ocorrida na manhã desta terça-feira (15). Todos os sistemas hidráulicos de distribuição de água da cidade foram desligados e só podem retornar à operação após a energia elétrica ser reestabelecida na capital”, diz trecho da nota.
Os cidadãos foram alertados sobre possíveis oscilações no abastecimento ao longo do dia, com a previsão de que o fornecimento de água seja completamente recuperado em até 24 horas após o retorno da energia elétrica. Para amenizar os efeitos dessa situação, a empresa afirmou ter equipes mobilizadas com carros-pipa para abastecer locais prioritários, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde.
A Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Município de Manaus (Ageman) está acompanhando a situação de perto e sugeriu que os usuários façam reservas de água até que o serviço seja completamente restabelecido.
Energia Elétrica
A Amazonas Energia, em nota oficial, explicou que a interrupção ocorreu por volta das 7h32 devido a um desligamento inesperado do Linhão de Tucuruí, afetando Manaus, Interlagos e outras cidades, como Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.
Embora alguns bairros já tenham tido o abastecimento de água e energia restabelecidos, em outros a normalização ocorre gradualmente.
A Amazonas Energia conseguiu normalizar cerca de 50% de sua carga durante o dia por meio de geração interna e da Usina Hidroelétrica de Balbina. Entretanto, o Linhão de Tucuruí permanece inoperante pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
“Amazonas Energia informa que normalizou cerca de 50% da sua carga para o período do dia através de geração interna e da Usina Hidroelétrica de Balbina. O linhão de Tucuruí continua inoperante pelo Operador Nacional do Sistema – ONS. As cidades de Parintins e Itacoatiara conectadas ao SIN estão sem energia. As cidades de Manacapuru, Iranduba e Figueiredo estão com as cargas prioritárias dos hospitais normalizadas.“, esclareceu a empresa por meio de nota.