Gabriel Lopes – Rios de Notícias
SÃO PAULO (SP) – A cunhã-poranga do Boi-Bumbá Garantido Isabelle Nogueira fez sua estreia no Carnaval de São Paulo neste sábado, 1° de março, no Sambódromo do Anhembi. A ex-BBB desfilou como musa das Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, representando a ancestralidade dos povos indígenas.
Em destaque no carro alegórico, a dançarina fez sua aparição na parte mais alta, em evidência, usando vestes curtas, com adereços vermelhos detalhados nas costas e nos pulsos. O destaque vai para os grafismos feitos com tintura de jenipapo, pelos artistas Amadeu Sateré e Thais Kokama .
“A @academicosdotucuruvi me convidou para participar do desfile de hoje com eles, juntamente com o @citotupinamba. Onde será cantada e contado para o mundo a força e ancestralidade do Manto Tupinambá. Com um samba enredo forte e muito representativo”, escreveu Isabelle Nogueira em suas redes sociais.

Leia mais: Carnaval 2025: folião deve gastar em média R$ 225 com consumo em Manaus
O retorno de um exemplar do Manto Tupinambá ao Brasil impulsionou a proposta de “Assojaba – A Busca pelo Manto”, tema da agremiação paulista, que sob a direção dos carnavalescos Dione Leite e Nícolas Gonçalves, destaca que o termo “Assojaba” faz referência ao manto sagrado, reivindicado principalmente pelo povo tupinambá há décadas.
“O Manto Tupinambá, tecido com penas e ancestralidade, não é apenas um artefato, mas um grito de resistência que atravessa séculos, clamando pela memória e pela dignidade dos povos originário. Na minha pele eu não carrego apenas pinturas, mas grafismo que gritam resistência e existência”, concluiu a cunhã.