Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Ao longo de 30 dias, vereadrores puderam trocar de partido sem perder o mandato, através da conhecida janela partidária, que terá seu prazo encerrado nesta sexta-feira, 5/4. O período é destinado à desfiliação de parlamentares que queiram concorrer às Eleições Municipais de 2024.
Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), sete vereadores de diversas frentes políticas, optaram por trocar de partido. Inclusive, o próprio presidente da Casa, vereador Caio André, decidiu sair do Podemos, para o União Brasil, do governador Wilson Lima.
“Venho com muito afinco para esse time vencedor”, enfatizou Caio André, durante seu ato de filiação na quinta-feira, 4/4, que reuniu autoridades, políticos e seguidores do trabalho do parlamentar.
Leia mais: Caio André deixa o Podemos e vai para o União Brasil
Além do presidente da CMM, os mais recentes a escolherem outras siglas foram os vereadores: Raiff Matos e Francisco Carpegiane, que trocaram o Democracia Cristã (DC) e o Republicanos, respectivamente, pelo Partido Liberal (PL); e Thayssa Lippy, que deixou o Partido Progressista (PP) pelo Partido Renovação Democrática (PRD).
Outros parlamentares já tinham trocado suas legendas em um primeiro momento. Fransuá deixou o Partido Verde (PV) pelo Partido Social Democrático (PSD); Glória Carrate saiu do PL com destino ao Partido Socialista Brasileiro (PSB); e Jaildo Oliveira, que foi do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para o PV.
Outros vereadores até deixaram suas antigas siglas, no entanto, não chegaram a anunciar seu próximo partido. São eles: Dione Carvalho, Eduardo Alfaia, Joelson Silva, Kennedy Marques, Roberto Sabino e Rosinaldo Bual.
Da direita à esquerda
O coronel Alfredo Menezes oficializou na noite dessa quinta-feira, 5/4, a saída do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo PP, deixando de lado a pré-candidatura a prefeito de Manaus. Ele afirmou que chega à legenda para ser candidato a vereador “estarei ao lado de pessoas que tenham compromisso com Manaus.”
Na terça-feira, 2/4, o deputado federal Marcelo Ramos (PSD) informou que recebeu o convite do presidente Lula e da presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, e decidiu se filiar ao partido e ser pré-candidato a prefeito de Manaus.