Júnior Almeida – Rios de Notícias
BRASÍLIA (DF) – O deputado federal André Janones (Avante), foi acusado de cobrar seus ex-assessores para que transferissem parte dos salários para ele pagar despesas pessoais, o que atesta a prática evidente de ‘rachadinha‘ em seu gabinete na Câmara. O caso foi revelado pelo seu ex-assessor, Cefas Luiz Paulino, que divulgou um áudio do parlamentar, deixando à mostra todo o esquema.
O áudio de 49 minutos, gravado no dia 5 de fevereiro, de 2019, no anexo 4 da Câmara dos Deputados, mostra o político mineiro na presença de funcionários, cobrando parte do salário dos assessores para custear despesas de uma campanha de 2016, ao cargo de prefeito de Ituiutaba (MG).
Na reunião, o deputado pede que o valor seja repassado para ele para abater o prejuízo de R$ 675 mil na campanha dita. Na eleição para prefeitura, Janones teve 13.759 votos, ficando em segundo lugar no pleito, com 24,40%, atrás do candidato Fued Dib (PMDB), que teve 29.388 votos.
Leia também: Lula indica Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR
“Algumas pessoas aqui, que eu ainda vou conversar em particular, depois, vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito. Porque eu perdi R$ 675 mil na campanha. ‘Ah isso é devolver salário e você tá chamando de outro nome’. Não é. Porque eu devolver salário, você manda na minha conta e eu faço o que eu quiser”, disse em trecho do áudio.
Após o caso viralizar nas redes sociais, o deputado negou que estava praticando o crime de rachadinha e disse que a conversa com seus assessores foi “retirada de contexto” e pediu que o conteúdo seja “disponibilizado na íntegra”.
Confira a nota do deputado:
Primeiro de tudo, eu quero dizer a vocês que eu estou quebrando a minha regra de não responder às fake news, como ensino no meu livro 'Janonismo Cultural' a não responder, por uma razão clara: RESPEITO a vocês. Hoje saiu uma matéria, que está sendo espalhada pela extrema-direita,…
— André Janones (@AndreJanonesAdv) November 27, 2023