Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter Mendonça anunciou planos para sua próxima gestão, com destaque para a expansão do acesso à internet no interior do estado por meio da tecnologia da Starlink. A medida visa atender às necessidades dos advogados em regiões remotas.
A instalação da internet via satélite é vista como essencial para garantir que advogados em municípios distantes possam realizar sessões e audiências virtuais e acessar processos digitais, conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Desde 2020, audiências por videoconferência e telepresencias são permitidas, mas a falta de uma internet confiável tem dificultado a atuação de profissionais que dependem de tecnologia para exercer a advocacia.
“Nós vamos avançar para o futuro. E onde não tiver a internet, nós vamos instalar Starlink, porque a advocacia é cidadania”, destacou Jean Cleuter em seu discurso, reforçando o compromisso de ampliar o acesso à tecnologia em prol da justiça.
Reeleição e prioridades da gestão
Jean Cleuter foi reconduzido ao cargo na última terça-feira, 19/11, com 3.673 votos, superando sua votação de 2021, quando obteve 3.068. Em sua fala de agradecimento, ele destacou as prioridades do novo mandato, que incluem:
- Implantação de inteligência artificial para modernizar a advocacia;
- Criação do Observatório da Mulher, focado em combater desigualdades na profissão;
- Presença efetiva da OAB-AM nos 62 municípios do estado.
- Disponibilizar internet no interior do Amazonas
“Tivemos uma eleição muito pesada, uma eleição de fake news, uma eleição de desconstrução de imagem, de manipulação de dados, mas nós, com equilíbrio, serenidade, continuamos apresentando as nossas propostas. E nós vamos avançar mais”, afirmou.
Quem é Jean Cleuter?
Jean Cleuter Simões Mendonça é um amazonense com uma trajetória no Direito Tributário. Mestre na área e professor de Direito Processual Civil desde 2005, ele também foi juiz classista do Trabalho (1998-2001) e membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (CARF).
Entre 2010 e 2016, atuou como conselheiro federal efetivo da OAB, além de liderar importantes iniciativas como a inclusão da advocacia no Simples Nacional.
Jean também é membro da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA) e da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), destacando-se como uma referência no campo jurídico e cultural.