Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Jorge Mojica, fundador e CEO do Grupo Top Internacional, recebeu o título de Cidadão Amazonense nesta segunda-feira, 29/4, em sessão especial realizada no plenário Ruy Araújo. A solenidade também foi transmitida pelas redes sociais da Casa Legislativa.
O Espírito empreendedor deste colombiano que escolheu traçar sua jornada empreendedora e apaixonada pelo Amazonas é um espelho e reflexo para seus colaboradores, os quais enaltecem o legado de seu fundador e perpetuam os êxitos como fonte de orgulho para o Amazonas.
Na cerimônia, ainda, foi exibido um vídeo homenageando- o com depoimentos de amigos, clientes e familiares.
Leia também: Lula vem a Manaus pela primeira vez após eleição presidencial
Repleto de emoção ao receber o título de cidadão do Amazonas, José Mojica dedicou a honraria a seus colaboradores. “É um reconhecimento merecido para os colaboradores neste 55 anos de empresa”, frisou emocionado.
O empresário fez uma retrospectiva histórica da Top Internacional. Lembrou quando chegou no aeroporto de Ponta Pelada, além dos tempos áureos para o comércio, turismo e as importadoras na Zona Franca de Manaus. Jorge Mojica também recordou as memoráveis grifes de luxo e perfumarias parisienses que estiveram nas vitrines de suas lojas.
O autor da homenagem, deputado Adjuto Afonso, disse que o título é uma forma de valorização dos relevantes serviços prestados pelo empresário.
“É uma forma de reconhecer esse grande trabalho, esse grande empreendedor que é o senhor [Jorge Mojica], e que escolheu o Amazonas para empreender. E acreditou no Amazonas”, ressaltou.
Jorge Mojica
O empresário nasceu no dia 26 de abril de 1936 em El Spino, Boyacá, Colômbia. A trajetória de Mojica é marcada pela inovação e empreendedorismo.
Concluiu o ensino primário em sua cidade natal, prosseguiu com os estudos secundários no Colégio José Joaquin Ortiz com os jesuítas de 1950 a 1955. A formação na Escola Militar de Cadete veio em 1956, onde alcançou o posto de Sub Tenente da Reserva.
Estudou economia na Universidade de los Andes, em Bogotá, antes de iniciar sua carreira como oficial da Alfândega em Barranquilla.
Sua paixão pelo comércio o levou a Paris, onde se especializou na área da perfumaria. Em 1967, estabeleceu a Mundial Magazine, marcando o início de sua jornada empreendedora em Manaus, onde chegou em 1968.
Top Internacional
A tradicional Top Internacional foi fundada na capital amazonense, em 1968. A primeira loja ficava na avenida Eduardo Ribeiro, com foco para roupas e acessórios de luxo.
Em 1980, continuou a expandir os negócios com a abertura de outra loja Top Internacional. As ações foram ampliadas para outros estados: Recife, Macapá, Guajará-Mirim, Belém e São Paulo, está na lendária Oscar Freire, considerando assim seu legado no varejo de Luxo.
Atento às necessidade e inovações do mercado mundial, a Top Internacional continua a gerar emprego e renda na Zona Franca de Manaus. Sempre atenta às novas tecnologias, investimento no marketing, nas redes sociais e no cumprimento do que é justo para a economia do Amazonas sempre visando o lado social.