Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Justiça do Amazonas acaba de decretar a prisão do delegado de Polícia Civil Ericson de Souza Tavares, nesta segunda-feira, 22/7, após solicitação de prisão preventiva feito pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).
O pedido foi motivado por um vídeo polêmico, publicado pelo delegado em suas redes sociais, no dia 4 de julho, após ter recebido liberdade provisória com medidas cautelares. Na gravação, Ericsson afronta a Justiça ao exibir comportamentos desrespeitosos, incluindo gestos obscenos e comentários depreciativos sobre sua prisão.
Leia mais: MPE-AM solicita prisão preventiva do delegado Ericsson de Sousa Tavares
“Não se pode ignorar o fato de que Ericson de Souza Tavares é delegado da Polícia civil, o qual detém poder e influência inerentes ao cargo público. Tal circunstância somada à publicação de vídeo nas redes sociais, cria medo nas vítimas e frustração nos agentes públicos que procederam à prisão dos suspeitos”, diz a solicitação do MPE-AM.
No dia 24 de março deste ano, o delegado, junto com três investigadores de Polícia Civil e cinco policiais militares, foram presos em flagrante por extorsão mediante sequestro, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, entre outros delitos. Na época, Ericsson era titular do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na zona Norte da capital.
De acordo com o MPE-AM, a participação de Ericsson é com base em depoimentos de testemunhas e vítimas. O Ministério Público Estadual também aponta indícios de que ele faz parte de uma associação criminosa armada que pratica extorsões, com uma vítima sendo severamente agredida.