Gabriela Brasil – Rios de Notícias
Parlamentar de primeiro mandato, o deputado estadual George Lins (União Brasil) afirmou, em entrevista exclusiva ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, que sua atuação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) será de ações voltadas, principalmente, para os municípios do interior do estado: “tenho o propósito de ajudar estas pessoas”.
Conforme o deputado, ao longo dos últimos quatros anos, ele percorreu diversos municípios do Estado e constatou a escassez de médicos especialistas em Hospitais Públicos no interior. Para ele, uma solução seria a “interiorização da medicina”.
“Em um dos projetos, eu protocolei uma moção de apelo ao governo do Estado para que sejam criadas as policlínicas da mulher no interior. Eu entendo que a medicina tem que chegar até o povo, e não o povo que tem que se deslocar de lá até Manaus”
George Lins, deputado estadual
Sobre o alto valor em relação aos médicos especialistas, aos quais os municípios do interior sentem dificuldade em arcar com os elevados custos para manter o profissional, George Lins explicou que é complicado conseguir a permanência do médico por longo período a todo o momento: “É impossível”.
“Quando você tem ações itinerantes programadas e que acontecem de forma regular você consegue ter continuidade. Você não obriga o médico a ficar lá, mas você pega uma vez no mês e faz uma ação no município. Você leva médicos especialistas como ginecologistas, urologista ou cirurgião geral. O povo sabe que no próximo mês vai ter uma ação daquela”, ressaltou.
Desenvolvimento no interior
Ao pensar no desenvolvimento para além da capital amazonense, ainda que o Amazonas tenha a Zona Franca de Manaus, grande parte dos retornos financeiros ficam centralizados em Manaus. Nesse sentido, George Lins é entusiasta da elaboração de novas matrizes econômicas para o investimento econômico nos municípios.
“A Zona Franca é importantíssima, eu sou um defensor intransigente do modelo econômico. Vivemos uma insegurança, principalmente com a reforma tributária. Então, precisamos brigar para que ela seja mantida, porém, mais do que isso: precisamos pensar em novas estratégias e em novas matrizes econômicas”, afirmou.
Uma das estratégias econômicas, levantada por George Lins, seria a exploração do potássio no município de Autazes, a 113 quilômetros de Manaus. Também defendeu a produção do gás natural, a promoção do turismo, e a pesca esportiva.
“Então, é importante a gente se utilizar dessas ferramentas e dessas possibilidades para que a gente possa trazer desenvolvimento para o interior”, ressaltou.
Violência nas escolas – “Juventude doente”
O deputado estadual George Lins apresentou Projeto de Lei (PL) destinado a criar uma campanha de conscientização sobre a violência nas escolas, por meio de palestras e seminários que envolvam o poder público, a escola, os professores e os alunos.
A campanha contaria com palestras de prevenção a ataques em escolas, ao bullying, a depressão. Além de abordar sobre saúde mental e da importância da abordagem psicossocial.
“A gente tem muitas crianças que não conseguem mais socializar, preferem ficar enclausuradas em casa, e isso predispões que a criança e o adolescente sofram algumas influências de pessoas má intencionadas. Eu penso que a saúde mental é o foco central do problema”
George Lins, deputado estadual
Sobre a onda de violência nas escolas brasileiras, o deputado estadual George Lins avalia que a juventude está “doente” e uma das causas para os episódios de atentados em ambiente escolar é o acesso irrestrito de adolescentes e crianças à informação por meio da internet.