Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS – Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita, além de melhorar o raciocínio, o vocabulário, capacidade interpretativa, proporcionando conhecimento amplo sobre assuntos diversos.
Por conta disso, o professor Aberto Bezerra, gestor da Fametro Sul, destacou em entrevista ao “Jornal da Rios”, da Rádio RIOS FM 95,7, que a leitura deve ser prioridade dos agentes públicos e privados, realizando medidas de incentivo.
“Eu acredito e não tenho nenhuma dúvida quanto a isso, todo mundo sabe disso e pode ser um clichê, mas a leitura transforma o mundo, mentalidade, modo de ser, pensar, ser e estar no mundo. A gente precisa incentivar as crianças a leitura”, ressaltou o gestor.
Leia mais: Projeto aposta na troca de livros usados por novos para estimular leitura
Descongele sua Leitura
Estudantes da Fametro Sul produziram 17 geladeiras-biblioteca como parte do projeto “Descongele sua Leitura”. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), 17 escolas da zona Rural de Manaus receberão os livros, para expandir seu conhecimento.
“Esse projeto surge com o objetivo de sensibilizar a população sobre a questão lixo que é jogado nos igarapés, transformando as geladeiras em algo útil novamente, as levando para as escolas que não tem biblioteca, com ênfase nas áreas ribeirinhas e rurais”, destacou Alberto Bezerra.
O projeto é desenvolvido por alunos iniciantes da instituição, os calouros, para que todos os cursos da unidade, possam desenvolver o senso de responsabilidade social, missão primordial dos espaços acadêmicos.
“Quando a gente faz a entrega em uma escola e você o brilho, a alegria e a felicidade daquele aluno ao abrir a geladeira e perceber que aquilo é uma biblioteca, não tem nada no mundo que pague essa alegria. É emocionante!”, comentou o professor.
Caso a população queira doar geladeiras que não possuem mais utilidade ou ainda livros que não sejam mais lidos, podem entrar em contato com a Fametro Sul, localizada na avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, presencialmente ou pelos fones 3090-3031/3036/3035.