Conceição Melquíades – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Surpresa até para os gestores do Manauara Shopping, a população foi surpreendida ao se deparar com as portas fechadas da Livraria Saraiva nesta segunda-feira, 19/06. Não houve, como é de costume, um aviso prévio aos clientes de que a livraria encerraria suas atividades.
Segundo o Manauara Shopping, eles também foram pegos de surpresa, uma vez que a livraria deu a informação na última terça-feira, 13, que tinha a intenção de fechar a loja dentro de um mês, como já está acontecendo com outras unidades em todo o País em virtude da grande crise na empresa. Entretanto, para a supresa do próprio centro de compras, hoje a Livraria amanheceu com as portas fechadas e todas as suas operações encerradas.
Leia também: Programa de incentivo a vendas de carros esgota 60% dos recursos
Por sua vez, a Livraria Saraiva relata que o fechamento da sede da empresa em Manaus já estava prevista desde 2021, e faz parte de um novo plano de recuperação judicial, da empresa que já foi aprovado.
O plano prevê vender parte da operação e, com isso, levantar recursos para pagar parte das dívidas e ainda gerar caixa.
Desde 2018 a empresa tem tido problemas com atrasos sucessivos de pagamentos a editores. E no final de outubro, a rede já havia anunciado o fechamento de 20 unidades, devido à crise das livrarias.
Ao todo, das 38 lojas em operação, a empresa já listou 23 a serem vendidas, incluindo a loja do Manauara shopping.