Redação Rios
MANAUS (AM) – O jornalista britânico Dom Phillips era apaixonado pela Amazônia e realizava inúmeras atividades voltadas à preservação dos povos originários, quando covardemente foi assassinado no Vale do Javari, em 5 de junho de 2022, ao lado do indigenista Bruno Pereira. À época, Dom estava na última etapa do projeto de sua vida: escrevia um livro no qual demonstrava todo seu encanto pela região.
A família de Dom e seus amigos decidiram que esse sonho não poderiam terminar nas margens do rio Itaquaí. O livro “How to Save the Amazon: Ask the People Who Know” ( Como Salvar a Amazônia: Pergunte a Quem Sabe, em tradução livre ) será publicado pela Manilla Press, que pertence à editora Bonnier Books, com a arrecadação de fundos para concluir o trabalho restante.
Entre os escritores que vão ajudar a finalizar a obra, estão Jon Lee Anderson, que escreve para a revista The New Yorker; Tom Phillips e Jonathan Watts, que trabalham para o The Guardian; e Andrew Fishman, presidente do The Intercept Brasil; além de escritores brasileiros.
“’Como Salvar a Amazônia’ é mais do que um livro. Na minha opinião, representa um desejo genuíno e atual de mudança ambiental positiva, sobre o qual Dom escreveu com sensibilidade,” disse Alessandra Sampaio, a viúva brasileira de Dom. “Esse trabalho continuará com uma equipe de escritores de primeira linha que estão comprometidos em honrar a poderosa visão de Dom”.
O lançamento do livro está previsto para o segundo semestre deste ano.
*Com informações das Agências