Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Vários sacos com livros foram encontrados jogados na frente da Escola Estadual Antovila Mourão Vieira, na manhã desta sexta-feira, 5/7, no bairro São Lázaro, zona Sul de Manaus.
Segundo denúncias dos moradores, nessa manhã, dezenas de livros estavam jogados em uma caçamba de lixo que se encontra na frente da instituição. Comunitários reclamam que livros em perfeito estado de conservação foram descartados de maneira incorreta.
“Um desperdício, tantos livros jogados assim. Eles são conhecimento, sabedoria, medicina etc. Por que não os aproveitar? Os livros são comprados com dinheiro público e saíram do bolso de alguém, geralmente dos trabalhadores”, indagou morador que preferiu não se identificar.
Pontos de Doações
Com o objetivo de evitar que situações desse tipo aconteçam, existem na capital pontos de coleta que recebem doações de livros em boas condições, como no Parque do Mindu, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, e no Parque dos Bilhares, no bairro Chapada.
Os espaços funcionam de terça a domingo, de 8h às 16h. Eles são destinados a instituições de caridade, separados por gênero literário, e assim os livros doados ganham um novo lar.
Resposta
Em resposta ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar informou que os livros foram encaminhados para doação aos estudantes. Os alunos, ao receberem o material, o descartaram na lixeira em frente à escola. A Secretaria de Educação ressalta que a direção da escola recolheu todo o material descartado e os guardou na unidade de ensino.