Letícia Rolim – Rios de Notícias
TEFÉ (AM) – Moradores do município de Tefé, no interior do Amazonas, estão preocupados com o estado de um lixão a céu aberto em suas proximidades. Um vídeo, gravado por um morador local e compartilhado pelo Superintendente do Ibama-AM, Joel Araújo, expõe a situação precária do local utilizado para descarte do lixo, levantando sérias preocupações.
No vídeo, é possível observar uma montanha de resíduos com vários urubus, a presença dos animais representa uma ameaça à segurança aérea devido à proximidade com o aeroporto da região.
“A proximidade com o aeroporto preocupa devido à quantidade de urubus que pode ser visto se alimentando ali. Isso pode causar problemas com a aviação, inclusive causar acidentes“, ressaltou Araújo.
Leia também: Amazonas não tem casos de sarampo registrados desde 2023
O superintendente também apontou outras preocupações, como a presença de catadores de lixo e a proliferação de moscas que afeta a qualidade de vida dos moradores e agricultores locais.
“Há ainda a presença de pessoas catando lixo o que é desumano, tendo em vista a possibilidade de contaminação por agente causadores de doenças. As moscas, assim como em Parintins, prejudicam a vida dos moradores das proximidades e agricultores”, expressou.
Joel destaca que o local de despejo de lixo do município, conforme denunciado, carece de medida de tratamento para evitar a contaminação ambiental.
“Não há preocupação nenhuma com a compactação do lixo. Descobri que já existe um inquérito no MPE-AM sobre possível contaminação de um igarapé próximo”, disse o superintendente.
Para Joel, o descaso com a questão do tratamento de resíduos sólidos mais uma vez coloca em destaque a urgência de ações imediatas para resolver essa questão de saúde pública e ambiental.
“Mais uma vez é visível o descaso com a questão do tratamento do lixo no estado que, a meu ver, deve ser trabalhado dentro de um “Programa de Gestão Integral e Sustentável de Resíduos Sólidos” que contemple todas as etapas desde a educação ambiental até a deposição final em local adequado, passando pela separação, compostagem e reciclagem”, destacou.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Tefé para esclarecimentos sobre o lixão a céu aberto, porém, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.