Redação Rios
SÃO LUÍS (MA) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou que o governo explorará a Margem Equatorial, em que fica localizada a Foz do rio Amazonas.
Em entrevista à Rádio Mirante News FM, Lula destacou que a operação, defendida pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, começará com estudos para identificar a presença e quantidade de pré-sal na região.
“Por enquanto, não é explorar.O que nós queremos é fazer um processo de medição para a gente saber se tem e qual a quantidade de riqueza que tem lá embaixo,” explicou Lula. Ele também ressaltou a “enorme distância” entre a Margem Equatorial e a Foz do Amazonas.
“Quando a gente fala da Margem Equatorial, o pessoal fala: mas é perto da Amazônia. É o seguinte: são 575 quilômetros da margem do Amazonas”, disse Lula. “Uma distância enorme.”
Em janeiro, a Petrobras anunciou a conclusão da primeira perfuração na Margem Equatorial, identificando petróleo. Em abril, uma nova reserva foi descoberta.
Licença ambiental
A Margem Equatorial, que se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá, é considerada uma área de grande potencial para a exploração de petróleo e gás. No ano passado, o Ibama recusou um pedido de licença da Petrobras para estudos na Foz do Rio Amazonas, gerando um impasse no governo
A Petrobras solicitou reconsideração, e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, espera uma decisão em breve sobre o novo pedido.
*Com informações da Agência Estado