Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As autoridades dos Emirados Árabes Unidos aceitaram o pedido de extradição de Thiago Brennand neste domingo, 16/4. A extradição deverá ser formalizada nos próximos dias, conforme disse à imprensa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O chefe do Executivo explicou que, apesar disso, o assunto não foi tratado durante seu encontro com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan. Acrescentou que havia tomado conhecimento pelos próprios jornalistas sobre o assunto e que a extradição é de responsabilidade da Justiça e da polícia.
“A única coisa que eu sei é que se no mundo existir um milhão de cidadãos como esse, todos merecem ser punidos porque não é humanamente aceitável que um brutamonte desse seja um agressor de mulheres e eu acho que ele tem que pagar”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil
Histórico
Thiago Brennand é acusado de agressão, estupro, cárcere privado e tem quatro pedidos de prisão expedidos pela Justiça de São Paulo.
Em setembro de 2022, pouco antes de ser denunciado pelo Ministério Público, Brennand viajou para os Emirados Árabes e teve seu nome incluído na lista da Interpol. Em outubro do mesmo ano, foi detido em Abu Dhabi, mas pagou fiança e responde em liberdade.
Em 17 de março de 2023, a polícia apreendeu 70 armas de Brennand que foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística para perícia. Depois, ficaria à disposição da Justiça de Porto Feliz (SP).