Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também entrou na “guerra dos bonés”. Nesta terça-feira, 4/2, ele publicou um vídeo em seu Instagram usando o acessório, que virou alvo de polêmica entre governistas e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A publicação do presidente alcançou 192 mil curtidas e 18 mil comentários em apenas 12 horas.
O boné azul usado por Lula traz o slogan “O Brasil é dos brasileiros”, uma ideia sugerida pelo ministro da Secom, Sidônio Palmeira. Publicitário experiente, Palmeira já presidiu a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e o Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia, além de ter liderado a campanha eleitoral de 2022, que conduziu Lula ao seu terceiro mandato.
Guerra dos Bonés
A disputa começou durante a eleição para a presidência da Câmara e do Senado, no último sábado, 1/2. Na ocasião, ministros do governo Lula, como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura) e Camilo Santana (Educação), além do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), usaram o boné azul como símbolo de apoio ao presidente.
Em resposta, deputados do PL organizaram um protesto na segunda-feira, 3/2, durante a abertura do ano legislativo. No plenário, utilizaram bonés verde e amarelo com o slogan “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026”, em uma provocação ao governo.
Repercussão nas redes
A ‘Guerra dos Bonés’ rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, gerando reações divididas. Entre os comentários críticos, internautas ironizaram:“Guerra dos bonés agrava a crise estética”, “O desgoverno perde em tudo, até na guerra dos bonés“, “Parece que o governo Lula perdeu até a guerra dos bonés”.
Por outro lado, no Instagram do presidente, muitos seguidores elogiaram a iniciativa e até pediram bonés iguais ao de Lula para usarem.