Gabriela Brasil – Rios de Notícias
Em encontro entre o chefe do Executivo do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da China, Xi Jinping, realizado nesta sexta-feira, 14, foram estabelecidos 15 acordos bilaterais. Um deles trata do desenvolvimento conjunto, entre as duas nações, de um satélite para monitorar o desmatamento na Amazônia e outros biomas.
A criação do satélite Cbers-6 faz parte do protocolo completar entre os dois governos. Com a tecnologia em órbita, seria possível registrar imagens nítidas de regiões da Amazônia e de outros biomas afetados pelo desmatamento em solo brasileiro.
O monitoramento permite o mapeamento das zonas ambientais degradadas e a ação dos órgãos de fiscalização para combater o avanço do desmatamento. A situação atual do volume de áreas destruídas na Amazônia e no Cerrado é grave.
Conforme os dados do Deter, sistema do Instituto Nacional de Pesquisa e Estatística (Inpe), o desmatamento em fevereiro nos dois biomas foi recorde.
Na Amazônia, a pesquisa registrou cerca de 321,9 km² de floresta desmatada para todo o mês de fevereiro. O número representa um aumento de 62% em relação ao ano passado.
Já no Cerrado, o desmatamento é ainda mais alarmante. Foram registrados cerca de 557,8 km de área degrada, uma alta de 97% em comparação ao ano de 2022.
Outros acordos
Além do desenvolvimento e construção do satélite Cbers-6, a reunião entre os dois líderes também resultou em outros acordos, como a facilitação do comércio entre os países, e a cooperação em pesquisa e ciência.
Também foi acordado um protocolo de requisitos para a entrada de carne animal do Brasil para a China.
Confira a lista dos acordos assinados
- Memorando de entendimento sobre o grupo de trabalho de facilitação de comércio entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil e o Ministério do Comércio da China.
- Protocolo complementar sobre o desenvolvimento conjunto do cbers-6 entre o governo do Brasil e o governo da China ao acordo-quadro sobre cooperação em aplicações pacíficas de ciência e tecnologia do espaço exterior entre os dois países.
- Memorando de entendimento sobre cooperação em pesquisa e inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China.
- Memorando de entendimento entre o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China sobre cooperação em tecnologias da informação e comunicação.
- Memorando de entendimento entre o ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China para a promoção do investimento e cooperação industrial.
- Memorando de entendimento sobre o fortalecimento da cooperação em investimentos na economia digital entre o Ministério do Comércio da China e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil.
- Memorando de entendimento entre o Ministério da Fazenda do Brasil e o Ministério das Finanças da China.
- Memorando de entendimento sobre cooperação em informação e comunicações entre o Ministério das Comunicações do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.
- Acordo de coprodução televisiva entre o governo do Brasil e o governo da China.
- Memorando de entendimento entre grupo de mídia da china e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência do Brasil.
- Acordo de cooperação entre a agência de notícias Xinhua e Empresa Brasil de Comunicação.
- Memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar da do Brasil e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais China na cooperação para o desenvolvimento social e rural e combate à fome e à pobreza.
- Plano de cooperação espacial 2023-2032 entre a administração espacial nacional da China e a agência espacial brasileira.
- Plano de trabalho Brasil-China de cooperação na certificação eletrônica para produtos de origem animal.
- Protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil e a administração-geral de aduanas da China sobre requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres a ser exportada do Brasil para a China.