Redação Rios
MANAUS (AM) – Começa nesta quarta-feira, 4/9, uma nova edição da Iberleague Amazonas. Considerada a maior competição de futebol de base do Norte do país, a Iberleague será sediada no complexo esportivo do SESI Clube do Trabalhador, localizado na zona Leste de Manaus.
A Iberleague Amazonas 2024 promoverá novidades, que vão do número de equipes participantes ao formato da competição. Está confirmada a participação de 50 equipes, divididas em sete categorias.
Leia também: Jerusa Geber vence os 100m e conquista primeiro ouro
As partidas acontecerão em rodadas de qualificação, semifinais e finais. Ajustando sua forma de disputa, para alinhar com as demais 17 Iberleagues e Ibercups, a competição passou a ter um período de disputa de 5 dias corridos – ocorrendo até domingo, 8/9.
Aspirante a competição de caráter regional, a Iberleague Amazonas terá a participação de equipes de municípios do interior e, pela primeira vez, do estado de Roraima. Quanto à premiação, as equipes campeãs e vice-campeãs receberão troféus e medalhas. A Iberleague Amazonas 2024 também premiará destaques da competição, como artilheiro, goleiro e treinador.
As partidas da Iberleague Amazonas 2024 ocorrem de 15h às 22h, em quatro arenas no Estádio Roberto Simonsen. O acesso do público às arquibancadas é gratuito e a sede da competição contará com estrutura de alimentação e estacionamento.
História
Derivada de um evento internacional denominado IBERCUP – criado em Portugal em 2009, a Iberleague Amazonas é uma franquia administrada localmente pela Amazônia Gestão Esportiva e Entretenimento Ltda. (AGE) / Gel Sports, empresa local com representação nas áreas de organização de eventos desportivos, gestão de instalação de esportes, ensino de esportes, clubes sociais, esportivos e similares e atividades de condicionamento físico.
Iniciada em 2021 como liga local, a Iberleague Amazonas tem por objetivo contribuir no crescimento do futebol de base no estado do Amazonas, do nível técnico regional e proporcionar oportunidade de equipes locais representarem o Amazonas em eventos nacionais e internacionais. Através da plataforma de scouting e sistemas de ranking utilizada no evento, existe uma ferramenta para identificar jogadores e treinadores para participar de programas internacionais.
*Com informações da assessoria