Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma pesquisa da Perspectiva, divulgada nesta sexta-feira, 24/1, revelou que 93,2% da população do Amazonas não sabe quem é o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O cargo, atualmente ocupado pelo deputado Roberto Cidade (União), é desconhecido pela esmagadora maioria dos entrevistados. Apenas 6,8% conseguiram identificar o parlamentar como líder do Legislativo estadual.
O levantamento também aponta um distanciamento da população em relação à Aleam: 89,9% dos entrevistados nunca visitaram o prédio da Assembleia, localizado na avenida Mário Ypiranga, em Manaus, onde são tomadas decisões cruciais para o estado.
A pesquisa entrevistou duas mil pessoas em 62 municípios, sendo que mais da metade (1.107) reside na capital. Curiosamente, mesmo após Roberto Cidade ter concorrido à Prefeitura de Manaus em 2024 e obtido 187 mil votos (17,1% do total) enquanto já ocupava a presidência da Aleam, seu cargo permanece amplamente desconhecido.
O dado independe do nível de escolaridade, já que a pesquisa foi realizada entre pessoas com ensino fundamental (32,9%), médio (52%) e superior (15,1%).
Crise de imagem da Aleam e seus deputados
A pesquisa expõe uma crise de percepção sobre a utilidade e independência da Assembleia. Mais de um quarto dos entrevistados (26,2%) considera os deputados estaduais inúteis, enquanto apenas 10,4% avaliam o trabalho da Aleam como “muito útil”.
A independência dos parlamentares também foi questionada: 90,3% dos entrevistados acreditam que os deputados seguem as orientações do governo ao votar leis, enquanto apenas 7,1% veem a Assembleia como uma instituição independente.
Quanto ao cumprimento de promessas de campanha, 39,9% dos entrevistados acreditam que os deputados estaduais não estão honrando o que prometeram durante as eleições de 2022.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de janeiro, por meio de entrevistas telefônicas com 2 mil eleitores distribuídos nas 62 cidades do Amazonas.
Sem resposta
A Aleam foi contatada pela REPORTAGEM para comentar sobre a pesquisa da empresa Perspectiva, que mostrou dados preocupantes sobre o conhecimento da população em relação à Casa Legislativa e seus deputados. Porém, até o momento, a Assembleia não manifestou posicionamento. O espaço segue aberto.