Redação Rios
COARI (AM) – Mais de nove toneladas de pescado ilegal foram apreendidos por policiais militares da Base Arpão I, nas proximidades do município de Coari, interior do Amazonas. Além da apreensão de pirarucu um homem recebeu voz de prisão em flagrante por crime ambiental.
O barco pesqueiro Cmt Elton II foi abordado por volta de 1h da manhã de sábado, 3/2, por militares coordenados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). Durante a revista no porão da embarcação, os policiais militares encontraram mantas de peixe pirarucu e também o mesmo pescado enrolado em formato de charuto.
Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 2,5 toneladas de pirarucu em mantas e cerca de 6,5 toneladas do mesmo pescado em formato de charuto.
A autoridade de Polícia Civil (PC-AM), da delegacia da Base Arpão, lavrou o flagrante delito e determinou que o pescado apreendido fosse doado. As doações atendem a Fundação Pestalozzi, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Coari e também famílias que moram em comunidades ribeirinhas.
Operação da SSP-AM
A apreensão foi realizada durante o cumprimento da operação Protetor das Fronteiras, coordenada no Amazonas pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas, da SSP-AM.
As ações realizadas por policiais e outros servidores que atuam nas Bases Militares visam o combate aos crimes praticados a partir dos rios do Amazonas.
*Com informações da assessoria