Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Manaus apareceu em 9º lugar entre as 27 capitais com as piores condições de vida, apontou o Índice de Progresso Social (IPS) de 2024. O levantamento empregou 52 indicadores para medir o atendimento às necessidades da população.
Dentre as medidas para se classificar as melhores e piores capitais, estão as necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e as oportunidades dadas aos moradores. Cada uma delas tem quatro componentes que formam a média final.
Leia também: Cinco bairros em Manaus ficarão sem energia elétrica nesta quinta-feira, 4
Das capitais com a melhor qualidade de vida, Brasília (DF) aparece em primeiro lugar, com 71,25 pontos, seguido de Goiânia (GO) em segundo lugar com 70,49 pontos e Belo Horizonte (MG) em terceiro com 69,62 pontos.
Entre as 27 capitais brasileiras com a pior qualidade de vida no estudo do IPS, Porto Velho (RO) figura em primeiro lugar no ranking, com 57,10 pontos.
Municípios
De acordo com o estudo, também são evidenciados os 20 piores municípios no IPS Brasil 2024. Desta forma, a cidade de Pauini, no interior do Amazonas, está em 13º lugar na colocação com 42,63, pontos. Já das 20 melhores notas, 13 são do interior paulista.
Como Gavião Peixoto, em São Paulo, que tem cerca de 4,7 mil moradores, sendo um polo aeroespacial da Embraer. A cidade tem o melhor resultado com pontuação de 74,49, logo atrás está Brasília com 71,25 pontos e São Carlos, também no interior paulista com 70,96 pontos na média.
A pior nota do estudo foi dada a Uiramatã, no extremo Norte de Roraima. A cidade tem a maior proporção de população indígena no Brasil, e segundo o estudo, o IPS não mede indicadores voltados para os hábitos e a cultura indígenas, o que explica o resultado final.