Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Manaus está na liderança das cidades que apresentam mais alertas de desastres naturais no Brasil, com 50 alertas emitidos em 2024, apontou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A capital amazonense é seguida por Belo Horizonte e São Paulo, que tiveram 41 alertas cada.
Segundo o Cemaden, Manaus também ocupa o oitavo lugar no ranking de municípios com maior número de ocorrências de desastres naturais, com 19 incidentes registrados no ano passado. A maioria dos casos são de origem hidrológica, como enxurradas e enchentes.
Depois disso, vem os casos de deslizamentos em áreas urbanas consideradas vulneráveis, provocadas pelas chuvas intensas do inverno amazônico. Além disso, outro reflexo se estende ao crescimento urbano desordenado, onde muitas famílias, por falta de opção, acabam construindo moradias em áreas de risco.
Leia também: Tragédia anunciada: moradores da Redenção sofreram com outro deslizamento há 10 meses
Tragédia anunciada
Pai e filha morreram soterrados após um deslizamento de terra no domingo, 19/1, no bairro Redenção, na zona Centro-Oeste, após uma forte chuva na capital. O deslizamento de terra ocorre 10 meses após um outro desabamento ter destruído diversas casas de moradores daquela área.
Os corpos de Jeferson Araújo Pereira, de 32 anos, e sua filha, Ester Amorin, de 8 anos, foram retirados ainda na noite de domingo do local onde três casas foram destruídas pelo deslizamento. Outras três vítimas foram resgatadas com vida pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM).
Na ocasião, o vice-prefeito Renato Júnior (Avante), que esteve no local, explicou que uma ligação clandestina de água, feita por um morador da rua de cima pode ter causado a erosão, que foi intensificada pelas fortes chuvas que assolaram a capital amazonense.
No entanto, essa não é a primeira vez que pessoas que residem no bairro Redenção passam pela situação dramática de perderem tudo. Também em uma manhã de domingo, no dia 24 de março de 2024, várias casas foram destruídas depois de a terra cair após uma forte chuva.
Na época, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS também esteve no local, onde os moradores denunciaram uma situação dramática em virtude da falta de infraestrutura e cansaço, após uma série de promessas por parte da Prefeitura da Manaus.
De acordo com o morador Solonidas de Oliveira Lemos, que viu sua casa ser destruída à época e teve cachorro morto após o deslizamento, disse que apesar da presença da Defesa Civil no local “foi a rápida ação dos vizinhos que ajudou a minimizar os danos e evitar uma tragédia maior”.
Respostas
A REPORTAGEM procurou a Prefeitura de Manaus a respeito dos dados mencionados, e quais medidas adotadas pela administração municipal para prevenir e mitigar os impactos desses desastres, como também o recente deslizamento de terra no bairro Redenção. O espaço segue aberto para manifestações.