Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Até a 13ª Semana Epidemiológica, de 23 a 29 de março, Manaus registrou 404 casos confirmados de dengue, dois de zika, 32 de chikungunya, um de oropouche e nove de mayaro. Na última semana, foram confirmados oito casos de dengue, dois de chikungunya e três de mayaro, sem novos registros de zika ou oropouche.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atualizou as informações sobre as arboviroses no município, destacando também 1.181 casos suspeitos de dengue e 101 de chikungunya, com 104 e sete ainda em investigação, respectivamente. Quanto ao zika, foram notificados 31 casos suspeitos, com três em investigação, e não houve novos casos de oropouche ou mayaro.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou a importância das medidas preventivas, como a eliminação de focos de água parada, criadouros do Aedes aegypti, e o uso de repelentes e roupas protetoras durante o dia. Ela também destacou a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, recomendando duas doses, com intervalo de três meses, para reduzir os riscos de infecção grave.
A vacina contra a dengue está disponível em mais de 60 unidades de saúde, com horários estendidos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. A lista completa pode ser consultada online no site da Semsa.
Até o momento, não há óbitos confirmados ou em investigação por dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro neste ano.
O Informe Epidemiológico das Arboviroses é divulgado semanalmente, com dados atualizados sobre o monitoramento das doenças transmitidas por mosquitos. Toda a publicação está disponível online no portal da Semsa.