Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Manaus tem enfrentado uma onda de criminalidade que impacta diariamente a vida da população. Como reflexo da criminalidade e da insegurança, a capital registra uma média de duas mortes por dia. Uma pequena redução se comparado ao ano anterior, quando a média era de 3 mortes por dia.
Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), até junho de 2024, a capital registrou 358 mortes. Esses números englobam diversos tipos de crimes, incluindo homicídios, lesões corporais seguidas de morte, mortes por intervenção de agentes do estado, feminicídios e latrocínios.
Os dados apresentados correspondem apenas aos seis primeiros meses do ano. Além disso, os números de julho ainda não foram atualizados, mas a estimativa é de que a média de homicídio se mantenha semelhante.
Um exemplo disso é que, apenas no domingo, 11/8, foram registradas quatro mortes com as características mencionadas. Veja alguns dos casos:
- Após discussão, ‘Camarão’ é morto a facadas na zona Leste de Manaus
- Suspeito de assaltos é morto após troca de tiros com justiceiro no Parque 10, em Manaus
- Homem é encontrado morto com marcas de agressão na zona Leste de Manaus
Do total de mortes contabilizadas até junho deste ano, 27 vítimas (7,54%) eram mulheres, enquanto 331 (92,46%) eram homens.
Em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram registradas 465 mortes, houve uma redução de 107 casos, representando uma queda de aproximadamente 23% no número de mortes na capital.
Natureza das mortes
Das 358 ocorrências deste ano, 318 foram registradas como homicídios, 15 como lesão corporal seguida de morte, 11 como mortes por intervenção de agentes do estado, 10 como feminicídios e quatro como latrocínios.
Vale ressaltar que esses dados refletem apenas os primeiros seis meses do ano, e a tendência pode mudar até dezembro.
Em relação aos métodos utilizados nos crimes, a maioria foi causada por armas de fogo, totalizando 230 casos. Outros 53 homicídios ocorreram por agressão física, 51 por arma branca, cinco por estrangulamento, e em outros cinco casos as vítimas foram encontradas já sem vida, sem que a causa específica tenha sido identificada.
Mortes em 2023
Ainda de acordo com o painel de indicadores criminais da SSP-AM, em 2023 foram registrados um total de 957, distribuídas da seguinte forma: 866 homicídios, 29 casos de lesão corporal seguida de morte, 27 mortes por intervenção de agentes do estado, 24 feminicídios e 11 latrocínios.
Os meses com maiores números foram abril, com 91 casos; julho, com 94 casos; e agosto, com 98 casos. O menor número de mortes foi registrado em setembro, com 63 casos.
Das 957 ocorrências registradas, 688 foram causadas por armas de fogo, 116 por armas brancas e 103 por agressões físicas.