Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A geração de empregos em Manaus foi pauta na entrevista do secretário municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior, concedida na manhã desta sexta-feira, 5/1, à Rádio RIOS FM 95,7.
O titular da Semtepi abordou a transição de carreiras e o sucesso do empreendedorismo em Manaus, que, de acordo com ele, figura como o nono melhor destino para buscar emprego no Brasil.
“Manaus saiu da lista de péssimas cidades de empregabilidade e hoje ocupa o nono lugar de melhor destino para se buscar um emprego e de viabilização econômica. E isso se deve a um fato: nós somos a cidade de maior cultura empreendedora do país. Ou seja, quem está aqui teve que se reinventar e, muitas vezes, diversificar a sua matriz econômica”, disse.
Entre outras ações, Radyr destacou a transformação do espaço Sistema Nacional de Emprego (Sine) em ambiente de networking, conectando empresários a potenciais funcionários, fortalecendo a indústria.
“A gente acabou levando o empresário que disponibiliza a vaga para dentro do espaço do Sine para fazer seleção, pré-seleção, pra fazer as entrevistas. Muitos dos que foram para lá, já levaram o trabalhador com Equipamento de Proteção Individual (EPI) para dentro da sua empresa. Já sai direto do Sine para servir a empresa que colocou ali a proposta da sua vaga naquele dia”, explicou.
Radyr também mencionou o aumento de vagas de emprego em 2024, especialmente na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), para o Polo Industrial de Manaus. Além disso, foi inaugurada a Central do Empreendedor com novas perspectivas.
“Em dezembro, o prefeito David Almeida inaugurou a sede do Procon, a Central do Empreendedor e ontem [4/1], foi a entrega de um Espaço OAB para que os advogados possam atender, peticionar lá na zona onde se tem a maior densidade populacional de Manaus. Também entregamos uma sala voltada ao atendimento dos empreendedores na área de transporte, que são os mototaxistas, taxistas que vão poder fazer uma base lá”, detalhou.
Projeto Dimicro
Também, o titular da Semtepi anunciou a concretização do “Dimicro”, Distrito de Micro e Pequenas Empresas do Polo industrial de Manaus, projeto do ex-vereador de Manaus, Massami Miki.
“Há 18 anos ele não funcionava por alguns detalhes importantes. Mas nós reformamos, tiramos as mazelas que haviam de uma obra que não humanizava pessoas lá dentro. Anexamos outras estruturas, como auditório, sala de qualificação, espaço para descompressão, necessário para a indústria. Instalamos vestiário, refeitório. Então, humanizamos o espaço também com uma substituição de energia adequada para a utilização do serviço da indústria”, detalhou.
Outra novidade que Radyr Júnior revelou foi a construção de uma escola técnica municipal voltada à indústria no Dimicro. “Ali, a gente vai formar operador de empilhadeira, soldador, que é muito necessário para a indústria. Ofertaremos cursos de Teinamento Básico Operacional (TBO), de NR12, elétrica industrial. Ou seja, são atividades que vão capacitar essa mão de obra que tá fazendo o curso lá dentro, ou reciclar”, explicou.
Oportunidades de emprego em números
O secretário evidenciou o impacto positivo dos espaços administrados pela prefeitura, como Casa de Praia, Zezinho Corrêa, Dimicro e Sine, que, somados, proporcionam oportunidades de emprego para milhares de manauaras. De acordo com os números fornecidos por Radyr:
- Casa de Praia Zezinho Corrêa: atende a 8 mil a 15 mil pessoas por semana em um evento;
- Dimicro: oferta 600 vagas diretas de emprego;
- Sine: atende de 600 a 1.200 pessoas por dia;
- Galerias (Espírito Santo, Remédios, Shopping Phelippe Daou): abrange 1.050 permissionários ativos.
O secretário também antecipou que as galerias estão passando por reformas com o objetivo de levar movimento para dentro dos estabelecimentos para que os permissionários possam vender mais.